Centro sem carro: Pesquisa da Prefeitura de Curitiba indica que parte da população é a favor da iniciativa
Pesquisa foi realizada pela Prefeitura por meio de uma brincadeira no Dia da Mentira
No dia 1º de abril, Dia da Mentira, foi divulgado pela Prefeitura de Curitiba o comunicado de que o centro da cidade seria fechado permanentemente para carros.
Por mais que o comunicado parecesse ser apenas uma brincadeira, na verdade, a Prefeitura queria envolver a população num debate sobre mobilidade urbana. A postagem com a notícia pelo Facebook foi visualizada por quase 600 mil pessoas e o órgão municipal conseguiu colher 4.524 declarações a respeito da iniciativa.
Uma análise dos dados mostra que 48% das pessoas que se engajaram na discussão apoiam de maneira irrestrita a iniciativa, enquanto 31% das pessoas manifestaram preocupação com temas variados, como aspectos de segurança pública, iluminação e preservação das fachadas históricas.
- Como combater a diabetes com 5 legumes ricos em fibras e nutrientes
- Evite estes alimentos e reduza o risco de diabetes no futuro
- Confira 5 dicas de viagem para Trancoso sem gastar uma fortuna
- Estes hábitos vão melhorar a sua circulação sanguínea; saiba como
Por outro lado, 12% do público que interagiu com a postagem é contra qualquer iniciativa que limite o uso de automóveis na região central, enquanto 8% aproveitaram a oportunidade para falar sobre transporte público.
Nota-se que praticamente 50% do público que teve acesso à notícia não apresenta qualquer objeção à iniciativa de fechar o centro de Curitiba permanentemente para carros. Assim, todos os dados coletados foram enviados aos técnicos da Prefeitura e devem contribuir para futuras ações de mobilidade urbana.