Centro sem carro: Pesquisa da Prefeitura de Curitiba indica que parte da população é a favor da iniciativa

Pesquisa foi realizada pela Prefeitura por meio de uma brincadeira no Dia da Mentira

06/04/2015 14:39 / Atualizado em 04/05/2020 17:07

No total, 599.552 pessoas interagiram com a pesquisa
No total, 599.552 pessoas interagiram com a pesquisa

No dia 1º de abril, Dia da Mentira, foi divulgado pela Prefeitura de Curitiba o comunicado de que o centro da cidade seria fechado permanentemente para carros.

Por mais que o comunicado parecesse ser apenas uma brincadeira, na verdade, a Prefeitura queria envolver a população num debate sobre mobilidade urbana. A postagem com a notícia pelo Facebook foi visualizada por quase 600 mil pessoas e o órgão municipal conseguiu colher 4.524 declarações a respeito da iniciativa.

Uma análise dos dados mostra que 48% das pessoas que se engajaram na discussão apoiam de maneira irrestrita a iniciativa, enquanto 31% das pessoas manifestaram preocupação com temas variados, como aspectos de segurança pública, iluminação e preservação das fachadas históricas.

Por outro lado, 12% do público que interagiu com a postagem é contra qualquer iniciativa que limite o uso de automóveis na região central, enquanto 8% aproveitaram a oportunidade para falar sobre transporte público.

Nota-se que praticamente 50% do público que teve acesso à notícia não apresenta qualquer objeção à iniciativa de fechar o centro de Curitiba permanentemente para carros. Assim, todos os dados coletados foram enviados aos técnicos da Prefeitura e devem contribuir para futuras ações de mobilidade urbana.