Últimas notícias:

Loading...

A Chapada dos Veadeiros pede socorro; veja como ajudar

O incêndio já devastou 64 mil hectares, o equivalente a 26% da área

Por: Heloisa Aun
Segundo o ICMBio, o fogo na Chapada foi criminoso

incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, desde o dia 17 de outubro, já devastou 64 mil hectares, o equivalente a 26% da região. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo foi criminoso e teria sido iniciado por fazendeiros, em represália à ampliação da área.

Diante do cenário de agravamento da situação, a prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, município localizado na Chapada dos Veadeiros, decretou situação de emergência. De acordo com o instituto, mais de 200 pessoas, entre profissionais e voluntários, trabalham dia e noite para conter as chamas que atingem a região.

As operações têm comando unificado composto pelo ICMBio, IBAMA e o corpo de bombeiros do Distrito Federal e de Goiás. Cinco aviões tanque do ICMBio, helicópteros do IBAMA, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros de Goiás e Polícia Militar do Distrito Federal, além de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), são utilizados no combate.

“Os focos continuam em diversos pontos. Grande parte já foi apagada, mas muitos reacendem por conta da seca, vento e calor. O trabalho é grande”, afirma Prem Agni, integrante da “REDE contra FOGO • Chapada dos Veadeiros“, grupo de voluntários criado em 2017 após a ocorrência de incêndios sem precedentes na região.

O movimento tem prestado apoio no combate às chamas e também na captação de recursos para dar suporte à operação. “A rede representa a união das pessoas, se doando de corpo e alma, parando todos os seus afazeres para ajudar, seja na linha de frente apagando o fogo, ou na logística e apoio”, completa o voluntário.

Quer saber como ajudar? A “Rede contra fogo” está centralizando as doações por meio de uma campanha de financiamento coletivo. O dinheiro será usado para suprir as necessidades do dia a dia, além da compra de equipamentos que ficarão para os próximos anos. Clique aqui e faça a sua doação.

Se você é de São Paulo, fique ligado em outra ação para ajudar a Chapada. Toda a arrecadação de porta da festa Pilantragi, com DJ Rodrigo Bento, Palomita DJ e Kim Cotrim, será revertida para a preservação da região. Saiba mais sobre o evento neste link.

Apoio e luta

Nas redes sociais, muitas pessoas estão divulgando a campanha de financiamento e denunciando o que está acontecendo no Parque Nacional, considerado Patrimônio Natural da Humanidade. O local está com visitação suspensa por tempo indeterminado desde quarta-feira dia 18.

Gisele Bündchen publicou nesta terça-feira, dia 24, um post pedindo “SOS Chapada dos Veadeiros”. “A Chapada dos Veadeiros precisa da nossa ajuda. Moradores e Brigadistas estão sozinhos tentando conter o incêndio”, escreveu a modelo nas redes sociais.

Já o ator Mateus Solano compartilhou um vídeo fazendo um apelo sobre a situação. “Se o Cerrado secar, o Brasil seca”, afirma ele.

Assista ao vídeo:

#soschapadadosveadeiros #sosveadeiros #redecontrafogo #salveocerrado

Posted by REDE contra FOGO • Chapada dos Veadeiros on Tuesday, October 24, 2017

  • Leia mais:

Compartilhe: