Ciclistas fazem ato contra decisão do MP de suspender ciclovias em SP

Por: Redação

Nesta sexta-feira, dia 27, a Praça do Ciclista, em São Paulo, será ponto de encontro de mais uma massa crítica, que acontece toda última sexta-feira em vários lugares do mundo. Porém, desta vez, a bicicletada vai pedalar contra a ação do Ministério Público pedindo que a Prefeitura paralise todas obras de ciclovias na cidade. A concentração será às 18h, com saída prevista para 20h.

Michelle Castilho
Ato a favor das ciclovias em SP acontece em várias capitais no Brasil

O ato já mobilizou coletivos de outras capitais brasileiras: ciclistas de Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, por exemplo, declararam apoio às ciclovias paulistanas.

“A bicicleta é uma peça fundamental na mobilidade urbana e sua infraestrutura também. O engajamento de outras cidades demonstra a demanda reprimida que existe em todo o país”, explica Daniel Costa, da Bicicletada Floripa. Confira neste link a lista de eventos.

Há também apoio internacional, vindo da Alemanha. “Tem uma sinergia mundial a favor desta solução. Esperamos que a mobilização [de sexta-feira] seja importante para trazer a pauta definitivamente como política pública no Brasil”, diz Pedro Queiroz Bruschi, um dos articuladores do evento de SP.

Atualmente, São Paulo possui 262,8 quilômetros de vias exclusivas aos ciclistas. Deste total, a atual gestão inaugurou 199,8 quilômetros desde junho de 2014, metade da meta proposta até o fim de 2016.

Um abaixo-assinado também engrossa o coro a favor das ciclovias. O documento leva a assinatura de coletivos como Bike Anjo, Bike é Legal, Ciclocidade e Vá de Bike.

1
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
2
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
3
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
4
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …
5
Backer: entenda o caso das cervejas contaminadas
O Ministério da Agricultura suspendeu a venda de cervejas da marcar Backer e determinou que a empresa faça um recall …
6
O que é liberdade de expressão?
O que é liberdade de expressão? Entenda o significado e a importância desse direito tão importante para todos nós neste …
7
Entenda o acordo nuclear que envolve EUA x Irã
Errata: ao contrário do que aparece no vídeo, o nome do especialista entrevistado é Lucas Leite e não Felipe. O …
8
Depois de ataque e perseguição, Porta dos Fundos é alvo de censura
A Justiça do Rio de Janeiro resolveu mandar retirar do ar “A Primeira Tentação de Cristo”, um Especial de Natal …