Ciclo de Palestra sobre Aleksandr Ródtchenko

Dia 17 de março, às 19h30, o auditório da Pinacoteca do Estado de São Paulo realiza o Ciclo de palestras “Aleksandr Ródtchenko – Revolução na fotografia”, sob mediação de Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca.

Ródtchenko – Inquietante Estranheza
Rubens Fernandes Junior – Pesquisador, curador e crítico de fotografia

Ródtchenko acreditava que a relação homem e máquina poderia ser frutífera dependendo de como a tecnologia seria utilizada para a criatividade. A reprodutibilidade ampliava e democratizava a experiência estética.

Após os primeiros contatos com a fotografia, seu trabalho ganhou um novo senso de espaço, associado com um novo dinamismo criado por uma nova sintaxe, caracterizada pelo ritmo do contraste geometrizado de luz e sombra, pelo corte insólito, pelos novos e inusitados ângulos de tomada, e pela força à composição diagonalizada.

As fotografias de Ródtchenko mantém o frescor e dá relevância à vanguarda. Seu pensamento visual estava contaminado pelo desejo de mudança que movia a construção de um mundo socialista.

O Ródtchenko de hoje
Lucio Agra – Doutor em Comunicação e Semiótica na PUC – SP

Lucio discute a obra de Ródtchenko a partir de um referencial contemporâneo, enfatizando o modo pelo qual aquele artista conseguiu produzir um trabalho que ultrapassa seu tempo e permanece em diálogo com a produção dos nossos dias. Também será abordada a dinâmica dos embates pessoais, e sociais, e os dilemas que atravessaram a geração de Ródtchenko.

Por Redação