Ciclone? Entenda por que está ventando tanto no sul e sudeste e veja os memes da galera
O ciclone extratropical está se movimentando entre os litorais de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo, chegando no Rio e até em Minas
O ciclone extratropical que está entre os litorais do Sul e do Sudeste do Brasil causou ventos fortes em diversas capitais e municípios brasileiros, nesta quarta-feira, 10, inundando a internet de memes.
O ciclone extratropical está se movimentando entre os litorais de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo. O fenômeno traz chuva volumosa a excessiva e ainda fortes a intensas rajadas de vento que afetam a região. De acordo com o MetSul Meteorologia, os fenômenos vão durar até amanhã, no Sul e o Sudeste do Brasil. O pior da chuva está no Leste catarinense, enquanto o vento forte atinge uma área maior, como é comum em ciclones extratropicais.
Ainda segundo o MetSul, a “formações de ciclones ocorrem no litoral da Argentina e na foz do Rio da Prata, em qualquer mês do ano, mas, especialmente, nos meses de outono, inverno e primavera. Muito raramente se observa um ciclone tão ao Norte como este na costa brasileira”.
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
- Hábitos diários para ajudar a reduzir o risco de demência
- Pesquisa revela o que os brasileiros consideram essencial ter em voos longos
- Saiba identificar sintomas de autismo em adultos
“Com isso, o vento mais forte que costuma ocorrer quando da atuação ciclones no Uruguai, Argentina e no Rio Grande do Sul, desta vez vai se dar em áreas mais ao Norte e menos acostumadas a enfrentar ventania forte a intensa por conta deste tipo de sistema, como os litorais dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro que terão fortes a intensas rajadas entre hoje e amanhã”, explicou a MetSul Meteorologia, um dos principais geradores de conteúdo de informação meteorológica do Conesul.
Consequências do Ciclone
As consequências do ciclone, como os ventos fortes foram sentidos no Sul e no Sudeste do país.
São Paulo
Na capital paulista, ao menos duas pessoas ficaram feridas com quedas de árvores na tarde desta quarta-feira, informou o Corpo de Bombeiros.
Os ventos em São Paulo chegaram a 74km por hora. Pelo menos 164 solicitações de queda foram registradas na Grande São Paulo até às 20h, segundo os bombeiros.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a estrutura de um estande voou e caiu sobre um avião no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista. Participantes da feira aviação em Congonhas foram surpreendidas pelo barulho, que de início acharam ser demonstração de alguma aeronave, mas logo perceberam que se tratava de um acidente. Pelo menos um jato executivo foi atingido pelo teto. A Infraero confirmou que o acidente foi no estande da feira.
Na Baixada Santista houve queda de árvores, as atividades portuárias foram paralisadas e imóveis ficaram destelhados por causa do ciclone extratropical. Ao menos nove árvores caíram devido à ventania, além de outras ocorrências. Segundo as prefeituras ninguém ficou ferido.
Santa Catarina
A passagem do ciclone extratropical por Santa Catarina causou deslizamentos, alagamentos e fortes rajadas de vento desde a madrugada de quarta. A situação é mais grave no litoral, com ventos que chegam a 100 km/h, segundo boletim da Defesa Civil.
Paraná
As chuvas que atingiram o litoral do Paraná deixaram estragos em várias cidades. Prefeituras tiveram que suspender aulas em escolas municipais. A decisão que também foi tomada pela Secretaria Estadual de Educação (Seed) na rede estadual. A TCP, empresa que administra o terminal de contêineres do Porto de Paranaguá, suspendeu a operação.
Rio de Janeiro
No Rio, as consequências do ciclone ainda estão chegando. Na noite desta quarta, foram registrados ventos fortes, de 54,6 km/h, na estação Vidigal. À tarde, no Forte de Copacabana, a rajada chegou a 56,5 km/h, e em Marambaia, a 58 km/h.
para grande parte do Rio de Janeiro, incluindo a Região Metropolitana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulga o alerta de perigo nesta quinta-feira: há possibilidade de rajadas de mais de 80 km/h, podendo chegar à quase 100 km/h em pontos do litoral.
Memes bombam na web
Obviamente que com tanto caos instalado na região, o brasileiro não poderia reagir de outra forma, se não criando memes, e desta vez não foi diferente.
Diversos memes inundara o Twitter, nesta quarta-feira, fazendo os ventos causados pelo ciclone extratropical um dos assuntos mais comentados do dia na rede social.
Confira a repercussão de memes:
https://twitter.com/studyybela/status/1557437010054467591?s=20&t=HfPQrV12UyE78_bkRb2B9g
https://twitter.com/Lu1z_____/status/1557400790586761221?s=20&t=HfPQrV12UyE78_bkRb2B9g
https://twitter.com/carlosfestrella/status/1557348252986507269?s=20