Cidade espanhola substitui touros por bolas gigantes em corrida tradicional

Após a intensificação dos protestos pelos direitos dos animais, Mataelpino, na Espanha, cancelou o uso de touros no evento

Depois de anos de protestos de ativistas e críticas da comunidade internacional, a cidade espanhola de Mataelpino, na região central da Espanha, modificou um dos eventos mais tradicionais da região. Esse ano, a corrida de touros local não teve animais enfurecidos correndo atrás do públicos pelas ruas, mas sim imensas bolas de isopor das quais os participantes tentaram se esquivar.

O evento, comum em muitas cidades espanholas, recebe muitas críticas pelo mundo todo. Além da crueldade com os animais que ficam com medo, desnorteados e acabam feridos, muitas moradores e visitantes também saem machucados e chifrados do festival anual.

Crianças correm de bola gigante pintada de touro
Créditos: Europicsn
Crianças correm de bola gigante pintada de touro

As críticas e protestos crescentes fizeram com que as autoridades locais pensassem uma alternativa para manter o festival e acabar com os maus tratos. Os touros foram substituídos por imensas bolas de poliestireno (isopor) que desceram ladeira abaixo em direção à velha praça da cidade.

Algumas dessas bolas podem pesar 125 kg e correm muito rapidamente o que ajuda a manter o grau de dificuldade e adrenalina do desafio. Agora, até mesmo crianças podem participar da brincadeira o que não era possível no antigo formato do festival.

Via Anda

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.