Cidade francesa proíbe uso do “Burkini” na praia e gera polêmica

Após conflitos entre islâmicos e franceses, ex-ministro pede "discrição" a muçulmanos

Por: Redação Comunicar erro

Em um cenário marcado por xenofobia, hostilidade, atentados terroristas e intolerância (dos dois lados), a França volta a ser notícia por questões religiosas.

Isso porque o futuro presidente da Fundação para o Islã da França, o ex-ministro do Interior Jean Pierre Chevénement pediu “discrição” aos muçulmanos no espaço público.

O pedido acontece após série de confrontos entre franceses e islâmicos em Sisco, que resultou na proibição do “burkini” – traje de banho para mulheres praticantes da religião.

Reprodução (Euronews)
Traje de banho gerou conflitos entre franceses e muçulmanos

Sisco foi a segunda cidade, depois de Cannes, a publicar um decreto que proíbe o uso do traje de banho integral usado por algumas mulheres muçulmanas.

Além disso, um evento fechado realizado na região de Marselha, em que um clube aquático foi reservado pela associação islâmica para mulheres e crianças, e teve como recomendação o uso do burkini, provocou ainda mais discussão sobre o tema no país.

No último domingo, uma briga generalizada entre famílias muçulmanas e usuários de uma praia em Sisco acirrou ainda mais os ânimos, motivando a infeliz declaração de Chevénement.

Compartilhe:

Tags: #Cannes
1 / 8
1
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
2
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
3
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
4
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
5
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
6
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
7
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
8
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …