Cientistas transformam CO2 em combustível por meio da energia solar
A equipe do Dr. James Liao, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), desenvolveu uma técnica que usa a energia solar para transformar CO2 em combustível para carros. O combustível será produzido por eletricidade, mas pode ser utilizado por um carro comum.
A técnica consiste em usar a eletricidade para converter dióxido de carbono em isobutanol. Depois, utilizando energia solar, o processo imita a fotossíntese, convertendo a luz do sol em energia química.
Como a fotossíntese é um processo que ocorre em duas etapas – a clara, que converte energia da luz em energia quimícia e a escura, que converte CO2 em açúcar-, o grupo de cientistas teve que separar os dois momentos do processo. Assim, a luz do sol é convertida em eletricidade com painéis solares e, depois, a utilização de um intermediário químico alimenta a fixação de dióxido de carbono para gerar combustível.
- Burning Sun: aprenda a jogar o slot do Sol
- Como um vaso das sete ervas pode transformar a energia da sua casa
- 6 alternativas mais seguras ao peeling de fenol
- Rede de hotéis incentiva hóspede a compensar pegada de carbono
Os cientistas acreditam que esse processo pode ser mais eficiente do que a fotossíntese natural, em termos de energia.
Um biorreator é utilizado para produzir hidrogênio com a energia solar, que pode ser usado na conversão de CO2 em combustível, com o uso de microorganismos geneticamente modificados.
O grupo também está querendo substituir o uso do hidrogênio, por questões de segurança, solubilidade e transferência de massa. Eles estão utilizando a eletricidade para produzir ácido fórmico, que induz C02 em bactérias, no escuro, resultando em isobutanol e alcoóis.
Com informações do Inovação Técnológica.