Cientistas desenvolvem biodiesel “limpo” feito de lodo de esgoto
Método tem custo muito menor do que o de produção dos biocombustíveis convencionais
O biodiesel é um excelente tipo de combustível limpo, não só por ser proveniente de fontes renováveis, como também por produzir menos poluição do que os combustíveis fósseis. Mas ainda é muito caro de ser produzido. Ou era, até que um grupo de cientistas sul-coreanos desenvolveu um combustível feito de lodo de esgoto.
Embora tipos de biodiesel provenientes do esgoto já tenham sido pesquisados, o método dos sul-coreanos do Instituto de Pesquisa em Ciência Industrial e Tecnologia é mais prático e barato. Em uma estação de tratamento de esgoto local, eles aqueceram sua matéria prima para extrair dela os lipídios, compostos gordurosos utilizados para criar o biodiesel.
Os pesquisadores advertem que o custo do processo pode variar de acordo com a diferença de concentração de lipídios nos resíduos encontrados em cada estação de tratamento, mas ainda assim é mais em conta do que os outros tipos.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
De acordo com as pesquisas, enquanto os biocombustíveis convencionais, produzidos a partir de óleo vegetal e gordura animal, custam cerca de 80 centavos de dólar/ galão para serem feitos, o biodiesel de lodo de esgoto custa 3 centavos de dólar/ galão. Uma boa opção para uma fonte de energia “limpa”.