Cinco invenções para combater a crise hídrica global

Ampliar o acesso à água potável é a grande meta para pessoas do mundo inteiro; conheça alguns avanços já realizados

Pela primeira vez na história, a crise da água apareceu no topo da lista de maiores riscos globais feita pelo Fórum Econômico Mundial. Elaborada há nove anos, a seleção é feita por 900 executivos e especialistas, que elencam com os principais riscos para o planeta nos próximos 10 anos.

Não parece, mas o fotocatalisador da Panasonic é uma solução de custo baixo para a purificação da água.

Uma das soluções de que mundo mais precisa é aumentar o acesso à água potável e algumas invenções podem ser importantes para isso. A Panasonic, por exemplo, tem trabalhado na criação de um sistema que despolui água do solo através dos raios solares.

Basicamente, a tecnologia consiste em fotocatalisadores que, quando expostos à luz, formam um oxigênio reativo que purifica as substâncias tóxicas presentes na água. A proposta foi pensada para atender a comunidades carentes.

Segundo a empresa japonesa, o processo tem um custo baixo, já que pode ser repetido diversas vezes usando o mesmo material de purificação. A água resultante é livre de poluentes e ideal para o consumo humano.

Purificar, filtrar, beber

Outras iniciativas também ajudam a aumentar a quantidade de água disponível para consumo em várias regiões do planeta. Confira algumas que já passaram pelo Catraca Livre.

Filtros de água para todos

Uma equipe de pesquisadores descobriu uma nova forma de purificar a água. Trata-se de um filtro feito de nanotubos de carbono carregados com plasma que podem filtrar contaminantes nocivos e até mesmo remover o sal da água salobra. As membranas são muito pequenas e fáceis de serem integradas em qualquer garrafa portátil. A intenção da pesquisa é que filtros com essa tecnologia sejam usados em aldeias pobres ou distantes de grandes cidades dos países em desenvolvimento.

Água filtrada na hora

Em diversos lugares do mundo as doenças são disseminadas a partir de água contaminada, que também acaba matando crianças e adultos em diferentes países. Com o intuito de trazer uma solução prática e eficiente para esse problema, estudantes da universidade suíça ETH Zurich criaram o DrinkPure, um filtro de água feito para ser acoplado a garrafas de plástico.

Plantas nas piscinas

Mergulhar em uma piscina em um dia quente é muito bom, mas poderia ser melhor ainda se não fossem os produtos químicos usados para proteger a água de bactérias e fungos. Para resolver esta questão, foram criadas as piscinas biológicas, que substituem as substâncias químicas por plantas aquáticas.

Este sistema usa micro-organismos e plantas para filtrar a água. A vegetação é criada em viveiros por empresas especializadas, e purifica a água ao liberar oxigênio, durante a fotossíntese.

Canudo mágico

Esse canudinho que filtra a água no momento em que ela está sendo consumida já é uma realidade. Existem dois modelos da ferramenta: o LifeStraw, que nasceu em 2005, e o H2LifeTube, que surgiu em 2011, no Brasil, mas ainda não está disponível no mercado.

A filtragem elimina as partículas, as substâncias químicas e os micro-organismos da água. O processo dura pouquíssimo (enquanto a pessoa suga) e não utiliza energia elétrica.

Via BBC Brasil e Ciclovivo.