Cinco vídeos que mostram a brutalidade na manifestação dos professores em Curitiba

Greve, que reivindica melhorias na educação estadual, deve seguir nos próximos dias

30/04/2015 11:45 / Atualizado em 04/05/2020 17:15

Balas de borracha, bombas de gás lacrimogênio e jatos d’água contra o livre direito de se manifestar, em um dia que ficará lembrado como o “Massacre de Curitiba”. No total, ao menos 200 feridos marcados pela intolerância e truculência de um estado que deveria garantir o direito democrático, mas ao contrário disso, pode ser comparado aos anos de ditadura militar.

E faz lembrar, aos saudosistas dos Anos de Chumbo, que 1964 nunca esteve tão distante assim. 

Para entender o que aconteceu nas ruas da capital paranaense no último dia 29 de abril, separamos cinco vídeos que registram o que alguns chamam de conflito, mas que só as imagens são capazes de explicitar:

Vergonha!!!!Há 20 anos trabalho no Centro Cívico!Já vi de tudo por lá, desde MST até estudantes. Já presenciei vários confrontos.Mas hoje foi algo que passou dos limites!Cidadão se mata pra estudar, fazer faculdade, pós, mestrado, doutorado e sei lá mais o que. “Insiste em ser professor” por amor ao ofício. Submete-se a salários ínfimos se comparados aos de políticos corruptos. E, tirando-se os infiltrados politicamente, são vítimas de um governo o qual provavelmente não estudou, deu o suor pela sociedade ou se conscientizou sequer a metade daquilo que as vítimas de balas, bombas e água gelada de hoje o fizeram! Parabéns à Prefeitura Municipal de Curitiba e, em especial, aos integrantes da Guarda Municipal que prestaram todo o apoio aos feridos no confronto!

Posted by Márcio Fernandes on Quarta, 29 de abril de 2015

Governador Beto Richa (PSDB) recebe, mais uma vez, professores com bombas de gás lacrimogêneo

Posted by Enio Verri on Quarta, 29 de abril de 2015

ACONTECE AGORA | Resistência dos professores no ParanáMilhares de professores são atacados pela tropa de choque da PM em Curitiba, nesse momento, ao tentarem se aproximar da Assembleia Legislativa. Mais informações em breve, nos Jornalistas Livres!#TodoApoioAosProfessores#NãoTemArrego#JornalistasLivres

Posted by Jornalistas Livres on Quarta, 29 de abril de 2015