Cinebiografia sobre a cantora Nina Simone é acusada de racismo
Depois do público se emocionar com o documentário indicado ao Oscar “What Happened, Miss Simone?“, lançado no ano passado, a trajetória da cantora Nina Simone voltará às telas por meio da obra ficcional “Nina”, da diretora estreante Cynthia Ann Mort.
No entanto, a obra vem recebendo críticas desde que anunciou a escalação da atriz Zoe Saldana para interpretar Nina. Uma das polêmicas se refere ao tom de pele da atriz, que é mais claro que o da cantora.
Com a divulgação do trailer do filme, fica evidente que Zoe usou maquiagem para escurecer a pele. Além disso, ela usou uma prótese no nariz para interpretar Nina. Veja no player abaixo:
- Jogador de basquete brasileiro é vítima de racismo na Espanha
- Racismo: Mulher negra é acusada injustamente de roubar roupas na Renner
- Viola Davis foi vítima de racismo de brasileira nos EUA
- Racismo: professor de BH é acusado de ameaçar menina negra de 11 anos
https://www.youtube.com/watch?v=p6yfxOCiHr4
Em nota, Robert L. Johnson, fundador do estúdio que está por trás do filme, disse que a atriz não deveria ser julgada pela cor de sua pele, mas sim por sua performance. “A coisa mais importante é que a criatividade ou qualidade da performance nunca deve ser julgada em termos de cor, etnia ou aparência física”, afirmou. O filme deve chegar aos cinemas dos Estados Unidos em abril.
Em meio ao debate sobre o empoderamento das mulheres negras, qual é sua opinião? Você acha que uma atriz da mesma cor de pele de Nina deveria ter sido escalada para interpretar o filme?