Clarão no céu assusta moradores do Sul do Brasil; veja imagens
O facho luminoso foi tão intenso que transformou noite em dia em Caxias do Sul
Moradores de cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina foram surpreendidos por um forte clarão que cortou o céu na madrugada desta quinta-feira, 1.
O fenômeno foi causado pela passagem de um meteoro superluminoso. A luz criada pelo corpo celeste durou cerca de 6 segundos e terminou em uma explosão intensa, que superou a luz refletida pela Lua em direção à Terra.
O facho luminoso foi tão intenso que transformou noite em dia em Caxias do Sul (RS), conforme imagens divulgadas pela Bramon (Brazilian Meteor Observation Networks), organização mantida por voluntários e colaboradores interessados no estudo dos astros e fenômenos celestes.
De acordo com a Bramon, o superbólido -nome dado a meteoros luminosos de maior intensidade que o brilho da Lua- se movia a aproximadamente 60,9 mil km/p. A explosão da rocha espacial aconteceu a 22 km de altitude, sobre o município de Vacaria, também no Rio Grande do Sul.
Para o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador da Rede Exoss de Monitoramento de Meteoros, trata-se de um fenômeno usual.
“Todos os anos, entram na atmosfera terrestre cerca de 30 toneladas do que chamamos de meteoroides, que são pequenos pedaços de rochas capazes de gerar bólidos como este. A maior parte das vezes isto ocorre sobre o mar, já que a maior parte do globo é coberta por oceanos. Por isto não temos mais registros de casos como este”, disse o astrônomo à Agência Brasil.