Clipe de Nego do Borel é criticado por comunidade LGBT
Cena do cantor beijando outro homem foi definida como desrespeito
Nego do Borel dividiu opiniões nas redes sociais, após lançar o clipe “Me Solta”, na última segunda-feira, 9, em que aparece usando roupas femininas e beijando um ator com quem dançava.
O cantor foi questionado pela comunidade LGBT sobre representatividade, misoginia e valorização de estereótipos depois que Matheus Carrilho, cantor assumidamente homossexual, defendeu a iniciativa do funkeiro, e depois das reações, se manifestou: “Não distorçam as coisas […]”.
https://twitter.com/arrombadorr/status/1016535559685263361
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
- Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike
https://twitter.com/mateuscarrilho/status/1016729961565184001
Em seguida, alguns posts de Nego do Borel ao lado do deputado federal Jair Bolsonaro viralizaram nas redes, causando ainda mais revolta em que não havia aprovado o teor do clipe.
O publicitário e youtuber Spartakus Santiago compartilhou um texto dizendo que Nego usou a personagem homossexual para fazer “piada”:
“A bicha preta afeminada sempre foi motivo de piada. Se vestir de bicha preta e fazer mais piada ainda não é representatividade e nem empoderamento. Empoderamento é colocar quem sempre foi silenciado numa situação de poder. De respeito. Empoderamento é ver Liniker e Linn da Quebrada fazendo turnê pela Europa. Não é ver hétero apoiador de candidato homofóbico se fantasiando de bicha preta pra lucrar com pink money. Isso só empodera seu direito de rir da gente […]”.
https://www.facebook.com/spartakusvlog/posts/603695790030519
Já rapper Rico Dalasam, também integrante da comunidade LGBT, definiu a encenação como “idiotização”: “Que o Nego do Borel faça o que ele quiser com a cara dele, mas que a idiotização a qual ele se presta não venha atravessar as verdades construídas diariamente por tanta gente, visíveis e invisíveis!”.
https://twitter.com/thebigprince_/status/1016686261598334976?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1016686261598334976&ref_url=https%3A%2F%2Fextra.globo.com%2Ftv-e-lazer%2Fmusica%2Fclipe-de-nego-do-borel-divide-opinioes-entre-artistas-comunidade-lgbt-na-internet-22870419.html
Em contrapartida, o humorista Victor Sarro apoiou o famoso e ainda provocou os críticos: “O cara vai fazer com a boca dele o que quer, p*! Vocês beijam gente bem mais feia e ninguém fala nada. Hahaha. Vão dormir”.
Teve gente que teceu elogios ao artista, como Kevinho, Sabrina Sato e Bruno Gagliasso. O ator, inclusive, mandou mensagem no WhatsApp do cantor para comentar o vídeo.
Dado Dolabella fez piada com a personagem interpretada por Nego do Borel: “Solta a Nega, p*”. O modelo que é beijado por Nego também comentou a cena positivamente, dizendo que o beijo é uma “quebra de paradigmas”.
“Me Solta” foi gravado em junho de 2018, no Morro do Borel, onde o artista nasceu e foi criado, e já tem mais de 3 milhões de visualizações.
De acordo com o jornal “O Globo”, a assessoria de imprensa do artista disse que ele vai comentar, em breve, sobre a repercussão do clipe.