Co-fundadora do grupo feminista Femen é encontrada morta em Paris

Oksana Chatchko ficou conhecida em todo mundo por sua atuação frente ao Femen, criado em abril de 2008, em Kiev, na Ucrânia

A cofundadora e ex-membro do grupo feminista Femen, Oksana Chatchko, foi encontrada morta em seu apartamento em Paris nesta terça-feira, 24. A informação foi confirmada pela atual líder da organização, Inna Chevtchenko.

Pela manhã, Anna Goutsol, outra cofundadora do movimento,  comentou sobre a morte da ativista de 31 anos. “A mais corajosa (…) Oksana Chatchko nos deixou. Com seus amigos e sua família, estamos em luto, e esperamos a versão oficial da Polícia. Até o momento, o que sabemos é que (…) o corpo de Oksana foi encontrado em seu apartamento em Paris. Segundo seus amigos, ela deixou uma carta de suicídio”, escreveu.

Oksana, com outras três militantes feministas, criou o grupo Femen em 2008

Oksana Chatchko ficou conhecida em todo mundo por sua atuação frente ao Femen, criado em abril de 2008, em Kiev, na Ucrânia. O grupo ficou famoso por suas mobilizações contra o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente tcheco, Milos Zeman.

Exilada na França desde 2013, a jovem deixou a organização e continuava seu trabalho como pintora. Em uma suposta carta de despedida, destinada à “boemia parisiense”, Oksana escreveu: “Vocês são todos uma farsa”./Com informações da RFI.