Colégio de BH anula prova com texto de Duvivier contra Bolsonaro

Pais que tiveram acesso à prova procuraram a escola para reclamar. O colégio cedeu e decidiu anular toda a avaliação

Por: Redação

O Colégio Loyola, em Belo Horizonte (MG), anulou uma prova após um professor usar um texto do humorista Gregório Duvivier com críticas a Bolsonaro, em uma das questões de Língua Portuguesa aplicada em alunos do Ensino Médio, na última segunda-feira, 7.

colégio prova duvivier bolsonaro
Crédito: Reprodução/StreetView e Reprodução/WhatsappColégio de BH anula prova com texto de Gregória Duvivier contra Bolsonaro

Na questão, aparecia o texto “Único jeito de não ficar triste é ficar puto”, de Duvivier. A crônica foi publicada no jornal ‘Folha de S.Paulo’, do qual o humorista é colunista,  no dia 28 de agosto criticas o atual governo comandado por Bolsonaro.

“Esse governo é um gatilho poderoso pra depressão. As queimadas, o apocalipse iminente, a recessão inevitável, o desemprego crescente, a vergonha mundial. O presidente parece eleito pela indústria farmacêutica pra vender antidepressivo”, diz um trecho do texto.

colégio prova duvivier bolsonaro
Crédito: Reprodução/StreetView e Reprodução/WhatsappColégio de BH anula prova com texto de Gregória Duvivier contra Bolsonaro

De acordo com a instituição de ensino, o protocolo seguido consta no documento de “Abordagem de Temas Transversais para formação integral inaciana na escola básica”, que prevê um posicionamento apartidário. Já o sindicado dos professores alega que houve um cerceamento da liberdade.

Pais que tiveram acesso à prova procuraram a escola para reclamar e o Colégio Loyola decidiu anular toda à avaliação.

“Entendo que o professor que aplicou essa avaliação já está lá há muito tempo, portanto, tem confiança e conhece as diretrizes do colégio, não houve nenhuma intenção partidária. A partir do momento em que o colégio passa a ceder a essas pressões de pais, há um cerceamento à liberdade de cátedra”, afirmou Valéria Morato, presidente do Sinpro (Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais)

Ainda segundo Valéria, a escola precisa dar segurança aos profissionais. “Acho que a escola precisa ter segurança no processo político pedagógico. O Loyola é um colégio com muitos anos de mercado e tem respaldo da população. Portanto, precisa se fortalecer. A sociedade vive um momento de cerceamento em diversos setores, o colégio não pode ceder a esta postura anti-democrática”, ressalta a professora.

A escola emitiu uma nota onde diz que “tratará internamente as questões relativas à gestão de processos e equipes” e que “mantém-se aberto ao diálogo com as famílias e pessoas que integram a comunidade escolar”.

1
Bolsonaro pode sofrer impeachment por crime de responsabilidade?
O presidente Jair Bolsonaro compartilhou no whatssapp um vídeo que relembra a facada que tomou durante sua campanha presidencial e …
2
A repercussão dos ataques machistas à jornalista Patrícia Campos Mello
No final da última semana, Hans River do Rio Nascimento foi chamado para prestar depoimento na CPMI das Fake News. …
3
Governo Bolsonaro libera pesca em áreas de conservação ambiental
Uma portaria do Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, autorizou a pesca esportiva e amadora …
4
Chuva forte deixa São Paulo debaixo d’água
A chuva que começou ontem não deu sinal de trégua e fez São Paulo amanhecer debaixo d’água nesta segunda-feira, 10. …
5
Coronavírus: aviões da FAB vão retirar brasileiros de Wuhan, na China
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram nesta quarta-feira, 5, em direção a Wuhan, na China, para retirar os …
6
BBB20: Mulheres decidem o destino de Pétrix Barbosa
A união das mulheres  decidiu o destino de Pétrix não apenas no Big Brother Brasil 20, mas também fora da …
7
Damares Alves: abstinência sexual, protesto e contradição?
Por que este grupo de mulheres deu as costas para a ministra Damares Alves enquanto ela defendia sua política de …
8
Bolsonaro e a demissão do secretário que viajou com jato da FAB
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua conta no Twitter que vai tornar sem efeito a nomeação de José Vicente …