Coletivo escreve cartas gratuitamente em estação de trem de SP

A estação do Brás, região central da cidade onde desembocam trens vindos da zona leste guiados pelos trilhos das linhas 12-Safira e 11-Coral da CPTM e linha 3-Vermelha do Metrô, é também passagem e ponto de encontro de muitos migrantes que fizeram de São Paulo seu lar.

Para ouvir suas histórias, memórias e lhes dar a oportunidade de contatar suas famílias e amigos distantes ou fazer uma declaração de amor, o Coletivo Estopô Balaio abriu os ouvidos e coração para criar um mutirão que escreve cartas à mão. Os escritos são enviados para qualquer lugar do mundo, com foto do remetente tirada na hora. E tudo é feito de forma gratuita.

Países como Bolívia e Haiti estão lista de destino das cartas

Nesta semana, o projeto acontece na segunda-feira, dia 7 de dezembro, das 15h às 18h; dia 10, das 10h às 13h; e finaliza no dia 11, sexta-feira, das 15h às 18h. Com mesinhas e cadeiras, o coletivo está disposto ao lado da escada rolante que desce para a linha 12-Safira.

A ação faz parte do processo de criação do espetáculo “Nos Trilhos Abertos de um Leste Migrante”, atrelado ao Ateliê de Memória e Narrativa do Coletivo Estopô Balaio. De acordo com o artista Juão Nin, ator e um dos escreventes do projeto, países como Bolívia e Haiti estão na lista de destinos das cartas. Até semana passada, segundo Juão, cerca de 30 textos foram escritos.

O projeto já existe há 8 meses na estação de trem Jardim Romano

“Pretendemos fazer isso durante muito tempo. Vou começar a desdobrar esta ação por albergues e abrigos LGBTs e daí cada ator vai desdobrando conforme seus interesses. Já escrevemos cartas para presídios, programas de televisão e muito mais”, disse ele.

O projeto já existe há 8 meses na estação de trem do Jardim Romano (linha 12-Safira), onde montam uma banquinha e escrevem cartas gratuitamente para quem se interessar. Por lá, a ação acontece todas as quintas, das 10 às 12h. O objetivo é continuar com o projeto em 2016, também no Brás (ou em outro ponto de grande circulação).