Coletivo espanhol transforma lixo em cidadania

O coletivo espanhol Basurama, que desde 2001 realiza projetos de arte e design para transformação social por meio de ações lúdicas e participativas, realiza em São Paulo o projeto “O lixo não existe”. A iniciativa tem como objetivo transformar o espaço público em um local de encontro e lazer através da coleta de resíduos dentro da própria comunidade.

Divulgação
Instalação do Basurama em Lima, no Peru.

O grupo ensina a população a utilizar o lixo recolhido como matéria prima e disponibiliza aos moradores ferramentas simples para que, em conjunto, possam mudar o espaço em cada bairro. A primeira ação aconteceu nos dias 28 e 29 de abril no Jardim Miriam, Zona Sul de São Paulo. Durante a semana, o grupo de artistas esteve presente na comunidade e mostrou aos moradores formas criativas de usar pneus descartados.

O que antes era visto como lixo, se transformou em um grande parque de diversões, com brinquedos como motocicletas, elefantes e balanços, além de mesas e bancos, todos feitos de pneus. Além da ação no Jardim Miriam, o coletivo atuará durante o mês de maio com mais quatro ações nos bairros de Heliópolis, Jardim Keralux e União Vila Nova.

Por Redação