Com 103 km de ciclovias, Sorocaba tem apenas 1 acidente em 4 anos
A cidade aumentou o número de bicicletas em circulação e praticamente zerou acidentes; prefeitura pretende ampliar rede cicloviária
Depois da instalação de 103 km de ciclovias em Sorocaba, a cidade teve apenas um acidente envolvendo bicicletas e carros em 4 anos. O único ciclista atropelado estava fora da via exclusiva para bicicletas. Hoje, o município tem a maior rede cicloviária do estado de São Paulo.
Além do baixo número de acidentes, o número de bicicletas nas ruas passou de 190 mil para 300 mil, segundo a prefeitura. Sorocaba tem uma bicicleta para cada 1,9 habitantes, já que a população total é de 586 mil pessoas. As bicicletas estão praticamente igualando o número de veículos automotores, que são 383 mil no município.
Em Sorocaba, é possível percorrer toda a cidade sem sair da ciclovia, que são seguras e separadas por grades. Também existem 50 paraciclos, 8 quiosques com bicicletários e 19 estações de empréstimo.
- Bonito (MS) é destino obrigatório para se conhecer no Brasil
- Como uma cidade alemã quer se tornar a capital das bikes até 2020
- Em entrevista, Doria afirma que vai parar ampliação de ciclovias
- Manifesto: Não corra, não mate, não morra!
A prefeitura de Sorocaba já anunciou que vai construir mais 20 km de ciclovias. O município vizinho, Itu, também será interligado por ciclovia, em obra do Estado.