Com aprovação de especialistas, projeto limpa resíduos dos oceanos
Tecnologia poderá remover mais de sete milhões de toneladas de plásticos em até dez anos
Criado há um ano com o objetivo de limpar o lixo dos oceanos, o projeto Ocean Cleanup apresenta os primeiros resultados. Idealizado pelo jovem holandês Boyan Slat, o experimento aproveita as correntes oceânicas para bloquear os resíduos encontrados no mar, revelando-se uma eficiente iniciativa de acordo com especialistas.
Para confirmar a eficácia do projeto, um teste mediu a capacidade de captura e a concentração da barreira, que atinge até três metros de profundidade, onde normalmente esses resíduos são encontrados.
Alvo de muitas críticas quando lançado, hoje o projeto conta com a aprovação de pesquisadores e tem respaldo de um texto com 530 páginas, baseado em análises e embasamento científico.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
Após os primeiros testes, o próximo passo é dar início à produção. No entanto, ainda está em fase de financiamento coletivo e busca atingir dois milhões de dólares. Importante aliado na luta contro o lixo dos oceanos, a tecnologia poderá remover mais de sete milhões de toneladas de plásticos dos oceanos em até dez anos.