Combate à Aids na Praça da Sé

Por: Redação

Na Praça da Sé, em São Paulo, vai acontecer o auditório público”Falando sobre Aids”, das 12h às 16h. Um palco será montado. A praça será sonorizada. Duas mesas redondas, uma com início às 12h00 e e outra às 16h00, receberão especialistas, ativistas, infectologistas para destacar o Dia Mundial de Luta contra a Aids e responder as dúvidas da população que passar pelo local sobre o tema.

Outro atividade em plena Praça da Sé para marcar o Dia Mundial de Luta contra à Aids, será o teste rápido que diagnostica o vírus do HIV. O teste estará à disposição, na Caixa Cultural, da Caixa Econômica Federal, na Praça da Sé.

A Caixa Cultural ofererá também a mostra de vídeo relacionada ao tema. (abaixo estão os roteiros dos filmes).

Mais uma etapa dos trabalhos no dia 1º de dezembro, Dia Mundia de Luta contra a Aids será enfatizar que o comportamento soma-se as campanhas de prevenção. De modo alegre e criativo e ao som do grupo de forró “Bicho de Pé”, terá mais informações sobre os serviços de prevenção em DST/Aids em São Paulo.

Caixa Cultural
A mostra será aberta para as pessoas que se interessarem por realizar o teste e para os que tiverem interesse pelo tema.

VÍDEOS EXIBIDOS NA MOSTRA

1. A vida de Teresa
Tempo: 17 minutos
Vídeo produzido por moradores da Vila dos Idosos, conjunto residencial mantido pela Prefeitura de São Paulo para pessoas com mais de 60 anos. Resultado de parceria entre as Secretarias da Saúde e da Habitação de São Paulo. Os moradores da Vila elaboraram o roteiro e atuaram na trama amorosa do filme cujo mote, “Idade não traz imunidade”, foi a base para a construção do projeto.

2. Um Lugar para beijar
Tempo: 29 minutos
A história revela os caminhos da sexualidade masculina pela cidade de São Paulo. A diversidade da vivência da orientação sexual,o mundo gay, as travestis, a ameaça das doenças sexualmente transmissíveis e o preconceito que atravessa todos esses caminhos. O documentário mostra também o trabalho de prevenção do Programa Municipal de DST/Aids da cidade. Dirigido por Neide Duarte, o vídeo foi premiado como “melhor vídeo nacional” no Festival Guarnicê de 2009, do Maranhão.

3. Spots Informativos sobre Saúde e Prevenção
Tempo: entre 30 e 60 segundos.Ao todo,são 10 spots em vídeo produzidos para serem exibidos nas televisões dos ônibus municipais de São Paulo.Eles trazem informações sobre testagem do HIV, pré-natal como instrumento para evitar sífilis congênita e a transmissão vertical (HIV da mãe para o filho) .Esclarecimentos que auxiliam no Combate à homofobia e preconceito e ainda a localização dos serviços municipais especializados em DST/Aids.

Por Redação