Começou a temporada de baleias: conheça quatro lugares em Santa Catarina para observá-las

Mais de 15 mil baleias devem visitar o litoral brasileiro durante a temporada; e elas já começaram a aparecer

Desde o mês de julho, está aberta no Brasil a temporada de observação de baleias, que se estende até outubro. Uma das melhores regiões do país para observar os simpáticos cetáceos, que nessa época fogem das águas geladas da Antartida para dar à luz e amamentar, é o litoral de Santa Catarina com diversas opções de praias de onde é possível admirar seus saltos e brincadeiras.

Por aqui, a espécie que mais aparece é a das baleias francas, que procuram nas águas quentes (quentes para elas ok?) um refúgio para alimentar seus filhotes até que eles tenham força para fazer a longa jornada de volta.

Desde 2013, a observação embarcada está proibida na região. Mas calma, é por uma boa causa. Em 2012, o Instituto Sea Sherpherd (ISSB) apresentou à justiça uma denúncia contra o turismo de observação de baleias embarcado, argumentando que a prática causava prejuízos à espécie.

Mesmo assim, existem diversos pontos do litoral de onde é possível vê-las em terra firme. A sugestão é arrumar um bom binóculo, dirigir-se a um dos pontos de avistamento e ter bastante paciência. O empenho vale a pena. Ver os gigantes dos mares brincando com seus filhotes nas águas claras de SC é um espetáculo emocionante e inesquecível.

E elas já estão chegando. Os relatos de avistamentos se espalham diariamente pelas redes sociais. Confira uma lista com algumas praias de onde é possível observá-las.

Praia do Rosa

Uma das mais belas de Santa Catarina, a Praia do Rosa também faz parte da Área de Preservação Ambiental (APA) da baleia-franca. Seu costão é um ponto privilegiado para a observação.

Garopaba e Imbituba

Depois da proibição da observação embarcada, em 2013, as antigas trilhas de pescadores entre Imbituba e Garopaba começaram a ser adaptadas para permitir a observação em terra firme.

Laguna

Situada no Limite Sul da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, a dica aqui é apostar num bom binóculo e procurar áreas elevadas como dunas e costões.

Florianópolis

A Área de Preservação Ambiental (APA) da baleia-franca começa no Sul da Ilha de Santa Catarina. Quem estiver em Floripa e quiser tentar avistar os simpáticos cetáceos deve ir ao Morro das Pedras (Caldeira), Praia da Armação, Praia do Matadeiro, Lagoinha do Leste, Pântano do Sul ou Balneário Açores.

Confira a matéria na íntegra e saiba mais detalhes sobre os pontos de avistamento no site O Barato de Floripa.