Como agir quando o celular fica molhado
O site da BBC oferece dicas práticas diante de um problema muito comum – e, para muitos, um risco de PT (perda total). Veja como enfrentar o problema de celulares ou tablets molhados.
1 – Não religue o aparelho
Esse é o segundo impulso mais comum nessa hora, mas é preciso ter cuidado. Se o celular desligou, o pior que se pode fazer é religá-lo, pois isso pode gerar um curto-circuito.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- O motivo pelo qual você deve usar vinagre no seu guarda-roupa
- STJ decide que banco é responsável por pix feito após aviso de celular roubado
- STJ decide: banco é responsável por Pix após aviso de roubo de celular
2 – Tire a bateria e o cartão SIM
Para evitar que os circuitos elétricos do aparelho entrem em funcionamento é bom retirar sua bateria (e qualquer capa de proteção que esteja no celular). Uma vez feito isso, seque seu interior com um guardanapo. Há celulares que não permitem que o usuário retire sua bateria, como alguns modelos da Nokia e o iPhone. Nesse caso, desligá-los é suficiente. Também é recomendável tirar o cartão SIM e secá-lo.
3- Retire a água
Suavemente tire água do aparelho batendo-o de leve contra uma superfície. Também vale assoprar e puxar as gotas de água que se encontram em seu interior com um aspirador. Feito isso, há algumas opções sobre o que fazer em seguida.
4- Coloque o aparelho no arroz
É recomendado colocar o celular em um pote com arroz. Coloque o celular em um recipiente seco, que pode ser um pote de vidro ou de plástico e cubra o aparelho com arroz cru. Feche o pote e o coloque em um lugar seco, onde bata um pouco de sol. Depois de 24 horas, retire o celular do pote e tente ligá-lo. Essa técnica foi aprovada em muitos testes que podem ser conferidos na internet – e a lógica por trás dela é que o arroz absorve a umidade que ficou no aparelho.
5 – Coloque-o sob o sol
Se não tiver arroz à mão, outra opção é colocar o celular sob o sol, sobre um guardanapo. Não deixe o aparelho assim por muito tempo, porque isso pode gerar um superaquecimento e danificar a tela. Para evitar esse problema, use também um ventilador para ajudar a secá-lo.
6 – Use outro produto que absorve umidade
Alguns blogs recomendam usar outros produtos no lugar do arroz para absorver a umidade do aparelho. Entre eles, cuscuz, pacotes de gel de sílica e areia usada nas caixas de fezes para gatos (limpa, é claro). Areia de caixa de gatos é um material útil nestes casos. Quando achar que a umidade já foi suficientemente absorvida, tente religar o aparelho. Pode não funcionar: isso depende de quanto o celular se molhou, e acima de tudo, de quais chips e circuitos dentro do aparelho foram afetados.