Como alguns celulares velhos podem ajudar os índios a denunciarem o desmatamento na Amazônia

Conheça esse projeto e saiba como você também pode ajudar, sem sair de casa, a combater abusos contra o meio ambiente

24/11/2014 12:13 / Atualizado em 04/05/2020 15:12

Se uma árvore cair no meio da floresta e não houver ninguém por perto, ela faz barulho? Faz, e muito, pois um grande aliado do desmatamento é o desconhecimento que se tem sobre a ação ilegal das madeireiras. Mas uma inovação tecnológica pode mudar essa situação.

O projeto do sistema de monitoramento criado pela ONG Rainforest Connection foi financiado pelo Kickstarter, site de financiamento colaborativo.
O projeto do sistema de monitoramento criado pela ONG Rainforest Connection foi financiado pelo Kickstarter, site de financiamento colaborativo.

Um novo sistema de vigilância usará celulares velhos escondidos nas copas das árvores para captar sons de caminhões e motosserras. Quando disparado o alarme que capta os altos ruídos, os índios responsáveis pela reserva são avisados e podem acionar a Funai e a polícia.

Por enquanto, o sistema funciona na aldeia do Alto Rio Guamá, no Pará, região de reserva frequentemente invadida por madeireiras, grileiros e traficantes. A ideia da ONG responsável pelo projeto, a Rainforest Connection, é ampliar a cobertura do sistema já no início de 2015.

O mundo na sua mão

Não é preciso instalar painéis solares em árvores da Amazônia para ajudar o meio ambiente. Separamos abaixo alguns aplicativos que combatem os abusos e incentivam o uso racional dos recursos naturais. Confira abaixo.

Go Green (Android): Traz dicas de sustentabilidade para o dia a dia, que podem ser aplicadas em casa, no trabalho e na vida. As dicas não se repetem. O sistema lista automaticamente as dicas já apresentadas e oferece sempre novas informações para serem aplicadas no dia a dia.

Lixarada (iOS): A WiseWaste desenvolveu este aplicativo que permite que você faça registros detalhados para denunciar os lixões clandestinos. Possui um sistema de geolocalização que identifica com exatidão o lugar da ocorrência. Assim que comprovada, a informação é encaminhada para os órgãos públicos responsáveis.

Sai Desse Banho SWU (iOS): Seguindo o lema do movimento sustentável internacional  da SWU, “Starts With You” (Começa com você), o aplicativo incentiva a economia de água por meio de três desafios com diferentes metas de redução do tempo do banho. Se não forem cumpridas, uma música extremamente irritante te fará desligar o chuveiro e ir correndo parar o despertador.

Akatu Fake Shower (iOS): Para acabar com o habito de ligar o chuveiro para disfarçar “idas ao banheiro” o Instituto Akatu desenvolveu o Fake Shower.  O aplicativo simula o som de água caindo, assim como sugere o nome “Falso Banho”. Além de mostra a quantidade de água que economizadas com a iniciativa.

Green Tips (Android): Oferece mais de 150 dicas “verdes” relacionadas a mobilidade urbana, descarte de resíduos, saúde, alterações climáticas, produtos químicos, água, consumo, que podem ser compartilhadas com amigos nas redes sociais. Para exibir uma nova dica basta “chacoalhar” o Smartphone. Também é gratuito.

Eco Charger(Android): Quando a bateria do telefone carrega completamente o certo seria retirá-lo imediatamente da tomada pois enquanto ele está plugado continua consumindo energia, mas não é sempre que conseguimos lembrar. Este app vai te lembrar de desplugar o carregador da tomada e ainda notifica com um zumbido se o aparelho superaquecer ou se a voltagem estiver muito alta.

Akatu Fake Shower (iOS): É comum quando as pessoas estão no banheiro ligar a torneira ou chuveiro para evitar ‘barulhos constrangedores’, mas para evitar o desperdício de água decorrente da prática este app simula o barulho da água caindo sem gastar uma gota sequer. Ao final do processo, dá para saber a quantidade de água que foi economizada.

Skeptical Science (IOS, Android): Sempre tem alguém que não acredita em aquecimento global. Seja numa mesa de bar ou no almoço de família, este app vai ter dar argumentos consistentes para dissertar sobre o tema, com respostas prontas e ordenadas de acordo com os argumentos mais utilizados pelos céticos.