Como sua cidade seria se a desigualdade dela pudesse ser vista do céu?

O artista Nickolay Lamm redesenhou as vistas aéreas das principais cidades norte-americanas de forma que pudéssemos ver as diferenças de renda entre seus quarteirões

A desigualdade de renda nos Estados Unidos, que sempre foi considerada intensa, aumentou durante os últimos anos, enquanto o país passava pela recessão e uma lenta recuperação econômica. Isso pode ser visto em dados, mas como seria se pudesse ser percebido no espaço físico? O artista Nickolay Lamm desenvolveu o “Wealth Inequality Project” (ou Projeto Desigualdade de Renda, em tradução livre) para encontrar a resposta.

Ele pegou as vistas aéreas das principais cidades do país e as modificou, mostrando como elas seriam se pudéssemos ver a diferença de renda entre cada quarteirão. Para fazer isso, Lamm calculou o patrimônio líquido – valor que empresas ou entidades têm quando se calcula o patrimônio total e se subtraem suas dívidas – de cada conjunto de ruas. Nas imagens, cada 1 cm de altura dos quarteirões verdes equivale a US$ 100 mil.

Confira nas imagens abaixo como seriam Nova, York, Boston, Chicago, Los Angeles, San Francisco e Miami se pudéssemos ver a diferença de renda entre suas regiões.

E por aqui, como seriam essas imagens de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador ou Belém?

Via Fast Company.