Comunidades alternativas sustentáveis surgem como opção à crise grega
Fugindo do desemprego e da falta de perspectiva, jovens saem das cidades para tentar viver de forma mais sustentável no campo
A Grécia quebrou e parte de sua população decidiu abandonar o sistema que levou o país a essa situação. Sem quaisquer perspectivas voltar a ter um emprego ou de conseguir pagar normalmente suas contas, um grupo de jovens decidiu se organizar em sociedades alternativas baseadas na sustentabilidade.
Uma delas é a comunidade Free and Real (Livre e Real, em tradução livre), sigla em inglês para Freedom of Resources for Everyone, Respect, Equality, Awareness and Learning (Liberdade de Recursos para Todos, Respeito, Igualdade e Aprendizado, também em tradução livre). São dez moradores fixos e cerca de cem que passam lá parte do ano. Eles utilizam fontes alternativas de energia, moram em cabanas comunitárias construídas por eles mesmos e comem a comida que produzem no local.
Com o agravamento da situação econômica do país, muitos gregos têm deixado as cidades e procurado por opções como a dessa comunidade. A ideia da comunidade surgiu de quatro jovens moradores de Atenas, que abandonaram seus empregos em meio ao auge da crise grega, em 2011.
O webdesigner Apostolos Sianos, um dos fundadores, afirma que a mudança de vida pode assustar, mas que não há arrependimento algum. “Quando tomei a decisão de abandonar a cidade e morar neste pedaço de terra, fiquei um pouco nervoso. Mas agora não consigo me imaginar naquele estilo de vida outra vez”, disse em entrevista à BBC.
Via G1.