Congresso elege presidentes para a Câmara e o Senado nesta sexta

Votação deve começar por volta das 18h

Por: Redação | Comunicar erro

A disputa presidencial para o  Senado e a Câmara dos Deputados deve movimentar Brasília nesta sexta-feira, dia 01. Além dos presidentes, estão em disputa os cargos de primeira e segunda vice-presidência, quatro secretários e quatro suplentes de secretários. As Casas formam o Congresso Nacional, sede do legislativo brasileiro.

Câmara

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), é cotado como o favorito  para continuar à frente da Casa. Ele é o parlamentar com maior número de legendas a seu favor, entre eles o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

Fábio Ramalho (MDB-MG), JHC (PSB-AL), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e General Peternelli (PSL-SP)  também compartilham a disputa. A expectativa é que o cenário seja definido na última hora.

O chefe da Câmara precisa de maioria absoluta para assumir o posto, isso significa o voto de 257 deputados. Caso não ocorra, um segundo turno é realizado com os dois candidatos mais votados. Os demais cargos só são escolhidos após a definição do presidente.

A votação deve começar por volta das 18h.

Fachada do Congresso Nacional, a sede das duas Casas do Poder Legislativo brasileiro.   Obra do arquiteto Oscar Niemeyer.    Foto: Pedro França/Agência Senado
Crédito: Pedro França/Agência SenadoFachada do Congresso Nacional, a sede das duas Casas do Poder Legislativo brasileiro.

Senado

A escolha da Mesa Diretora do Senado Federal deve acontecer logo após a posse de 54 parlamentares que vão assumir seus cargos pelos próximos oito anos. A Casa é formada por outros 27 senadores que iniciaram seus mandatos de 2015 e ainda devem continuar no legislativo por mais quatro anos.

Os candidatos à presidência são: Álvaro Dias (Pode-PR), Angelo Coronel (PSD-BA); Davi Alcolumbre (DEM-AP); Espiridião Amim (PP-SC), José Reguffe (sem partido-DF); Major Olimpo (PSL-SP); Renan Calheiros (MDB-AL); Simone Tebet (MDB-MT) e Tasso Jereissati (PSDB-CE)

Assim como a votação da Câmara, a escolha do representante pode se dar em dois turnos e os demais cargos só poderão ser definidos  após esse resultado.

O pleito também deve ter início por volta das 18h.

Com informações da Agência Brasil

1 / 8
1
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …
2
02:10
Danilo Gentili faz a mais impactante piada sobre Eduardo Bolsonaro
Foi o ataque mais devastador à Jair Bolsonaro. Não apenas porque suas piadas sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro viralizaram …
3
02:59
É exagero comparar Joel Santana com Eduardo Bolsonaro?
Você pode achar que o título desse vídeo é exagerado. Afinal, poucas coisas podem ser piores do que o inglês …
4
03:49
Curiosidades sobre os 50 anos da chegada do homem à lua
Há exatos 50 anos um grupo de astronautas americanos pousava na lua pela primeira vez. O momento foi um dos …
5
03:05
Bolsonaro dá tiro no pé ao nomear Eduardo para embaixada
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, para a embaixada do Brasil nos …
6
02:31
Deltan usou Lava Jato para pedir férias de graça no Beach Park
Novos diálogos divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com o site The Intercept Brasil mostram que o …
7
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
8
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …