Congresso elege presidentes para a Câmara e o Senado nesta sexta

Votação deve começar por volta das 18h

Por: Redação | Comunicar erro

A disputa presidencial para o  Senado e a Câmara dos Deputados deve movimentar Brasília nesta sexta-feira, dia 01. Além dos presidentes, estão em disputa os cargos de primeira e segunda vice-presidência, quatro secretários e quatro suplentes de secretários. As Casas formam o Congresso Nacional, sede do legislativo brasileiro.

Câmara

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), é cotado como o favorito  para continuar à frente da Casa. Ele é o parlamentar com maior número de legendas a seu favor, entre eles o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

Fábio Ramalho (MDB-MG), JHC (PSB-AL), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e General Peternelli (PSL-SP)  também compartilham a disputa. A expectativa é que o cenário seja definido na última hora.

O chefe da Câmara precisa de maioria absoluta para assumir o posto, isso significa o voto de 257 deputados. Caso não ocorra, um segundo turno é realizado com os dois candidatos mais votados. Os demais cargos só são escolhidos após a definição do presidente.

A votação deve começar por volta das 18h.

Fachada do Congresso Nacional, a sede das duas Casas do Poder Legislativo brasileiro.   Obra do arquiteto Oscar Niemeyer.    Foto: Pedro França/Agência Senado
Crédito: Pedro França/Agência SenadoFachada do Congresso Nacional, a sede das duas Casas do Poder Legislativo brasileiro.

Senado

A escolha da Mesa Diretora do Senado Federal deve acontecer logo após a posse de 54 parlamentares que vão assumir seus cargos pelos próximos oito anos. A Casa é formada por outros 27 senadores que iniciaram seus mandatos de 2015 e ainda devem continuar no legislativo por mais quatro anos.

Os candidatos à presidência são: Álvaro Dias (Pode-PR), Angelo Coronel (PSD-BA); Davi Alcolumbre (DEM-AP); Espiridião Amim (PP-SC), José Reguffe (sem partido-DF); Major Olimpo (PSL-SP); Renan Calheiros (MDB-AL); Simone Tebet (MDB-MT) e Tasso Jereissati (PSDB-CE)

Assim como a votação da Câmara, a escolha do representante pode se dar em dois turnos e os demais cargos só poderão ser definidos  após esse resultado.

O pleito também deve ter início por volta das 18h.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe:

1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …