Conheça a escola de Paris que incentiva a sustentabilidade para seus alunos
O escritório de arquitetura Chartier Dalix Architectes ganhou um concurso para a construção de um tipo totalmente inovador de escola. No coração de uma grande cidade, o projeto envolve a renovação urbana de uma área onde, anteriormente, a Renault costumava ter suas principais fábricas.
A Escola Primária para Ciência e Biodiversidade, que se encontra em construção no subúrbio de Paris, será coberta com uma espécie de “escudo vivo”. Ela irá hospedar uma grande variedade de fauna e flora locais, a partir de compartimentos específicos para corujas, morcegos e pássaros noturnos, que serão instalados em diferentes espécies de árvores e plantas.
Quer saber mais sobre a arquitetura desse projeto? Os benefícios que uma estrutura ecologicamente projetada para o cenário urbano pode trazer? Então continue lendo esse post e descubra mais sobre essa inovação da arquitetura.
- Cheetah Plains oferece safári de luxo sustentável na África do Sul
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- 3 lugares que fogem do óbvio para você curtir o verão no Brasil
Ubanização e Natureza
O objetivo do projeto é simular um ecossistema autossuficiente, com uma paisagem harmônica e uma vista para os prédios ao redor, um rico campo de explorações e descobertas para as crianças. Neste contexto desafiador, os arquitetos optaram por uma solução simples: conectar espaços em uma forma fluida, neste caso, as salas de aula se desenrolam suavemente pelo local, espalhadas em áreas verdes, com playgrounds abertos que se complementam com um belíssimo trabalho de paisagismo.
Benefícios
Mas a parte prática, ao desenvolver este trabalho, é que a escola garante o sucesso do aluno nas atividades e também na formação integral, pois discutir e vivenciar a biodiversidade é garantir atitudes de sustentabilidade no dia a dia destes pequenos cidadãos. Seja desenvolvendo um trabalho de jardinagem ou de manejo de animais, os alunos ficam livres de tensões, esquecem o estresse do cotidiano, percebem a importância de cuidar do meio ambiente, conduzindo a um maior prazer de estudar. Com quase sete mil metros quadrados, o local também irá oferecer um espaço aberto aos moradores para a prática de esportes.
Características
A escola que incentiva a sustentabilidade possuirá 18 salas de aula que serão climatizadas graças aos blocos de concreto pré-fabricados que guiarão a água da chuva para as laterais, o que evitará o mofo nas salas de aula, as manchas na fachada, e ainda facilitará a proliferação de musgos e samambaias, dando um visual totalmente sustentável à escola.
Na cobertura do prédio, os arquitetos projetarão um jardim suspenso, com três diferentes tipos de vegetação. Com solo de 50 centímetros de espessura, será montada uma pradaria que ainda receberá um pequeno bosque e arbustos com um metro de profundidade. O contorno do prédio seguirá uma linha flexível que criará uma paisagem lúdica, que ao caminhar, conduza o sujeito lentamente ao topo, onde encontrará um ecossistema totalmente desenhado para atender a sua necessidade do contato com a natureza. De acordo com os arquitetos, “o projeto pode sinalizar o começo de uma nova tendência: tentar trazer de volta a diversidade de espécies ao coração das áreas urbanas”.
Investindo em lugares adequados
A reutilização do espaço urbano é uma das metas para cidades inteligentes do futuro. No caso da escola sustentável de Paris, o local passou anos abandonado após as grandes fábricas serem transferidas para regiões com impostos menores, ficando mais barato para produzir. Atualmente, esta área de Paris recebe novos ares, ganhando prédios que unem locais com atividade econômica e áreas residenciais.
A modernidade chegou, e ela é sustentável, bonita e compartilhada. E você, acha que esse projeto deveria ser disseminado e copiado? Possui algo similar na cidade onde vive? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião e sugestões conosco!