Plataforma global para pesquisa em sustentabilidade é lançada na RIO+20

Resultado de uma parceria formada pelos principais agentes internacionais de ciência, agências financiadoras de pesquisas e organismos ligados à Organização das Nações Unidas (ONU), a plataforma Future Earth, em português Terra Do Futuro, foi lançada durante a Rio+20 como um novo instrumento de auxílio para estudos sobre a preservação do meio ambiente.

O programa tem prazo de 10 anos de atividade, nos quais ele se dedicará a analisar projetos que proponham soluções eficientes para mudanças ambientais de impacto, além de estimular a criação de propostas relativas ao desenvolvimento sustentável do futuro.

A Future Earth irá juntar a pesquisa científica com a criação de políticas e ações diversas, o que de certa maneira ampliará na orientação de mais ideias e projetos sustentáveis e no engajamento de jovens cientistas ao redor do mundo.

A seleção de programas e discussões será encabeçada pelo grupo Belmont Forum, que entre vários órgãos internacionais, também conta com a participação da brasileira Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

O requisito exigido dos grupos científicos que estejam interessados em participar da nova plataforma é o de que cada pesquisa deve possuir, no mínimo, cientistas de três países diferentes.

Por Redação