Conheça ações de gentilezas urbanas que estão mudando a cara de SP

Cidade está sendo revitalizada com mais espaços verdes e arte urbana

Por: Publi

Já pensou em andar por ruas mais verdes, arborizadas ou frequentar espaços urbanos mais aconchegantes? Esse é o desejo de milhares de brasileiros, visto que a modernização das grandes cidades, por vezes, impacta o meio ambiente. Mesmo assim, ainda há esperança e vontade de provar que é possível habitar em uma metrópole sem precisar abrir mão da qualidade de vida.

A Tegra Incorporadora está reforçando ações de gentilezas urbanas em São Paulo, provando que sim, existe amor por áreas verdes e ambientes saudáveis na terra da garoa. Adotar e cuidar de um local, seja praça, parque, canteiro, parklet ou rua, foi sua iniciativa urbanística que já revitalizou e transformou diversos pontos da cidade. E a promessa é não parar por aí!

Locais famosos na cidade, como a Praça Ayrton Senna, no centro, foram repaginados utilizando o conceito de adoção, cuidado e gentileza com a natureza. Com mais de 15 mil metros quadrados, a praça possui uma farta área arborizada e, hoje tornou-se perfeita para passeios com a família, amigos, a prática de exercícios, entre outras atividades.

Crédito: DivulgaçãoA Praça Ayrton Senna é um exemplo de área verde adotada e repaginada pelas ações da Tegra

Homenageando um dos maiores ídolos do esporte brasileiro, a praça é um excelente local para curtir com a família. O zelo pelos espaços públicos se dá a partir do momento em que a Tegra Incorporadora entra em contato com as prefeituras regionais e solicita a “guarda” do local. Sendo aprovada, a empresa passa a ser responsável pela manutenção e começa a colocar a mão na massa – ou melhor, na terra.

Parklets

Criados para tornar as vias públicas mais amigáveis e acolhedoras, as instalações oferecem bancos, wifi gratuito, espaço para lanchar, lixeiras, entre outros benefícios. Sabe aqueles estacionamentos ou trechinhos de rua pouco utilizado? São pontos ideais para criar um parklet.

Crédito: DivulgaçãoAssim como este Parklet na Lapa, existem outros em regiões como Oscar Freire, Itaim e Pinheiros

Com a rotina frenética nas capitais, é fundamental contar com um lugarzinho para relaxar, tomar um ar, navegar na internet e botar a cabeça no lugar.

Canteiros

E se olhos são as janelas da alma, os canteiros revitalizados são as vitrines da saúde cotidiana de SP. Por conta dos altos graus de poluição em virtude dos transportes que agridem a atmosfera e do descarte de lixo nas ruas, a população precisa se resguardar e garantir que o convívio com o verde faça parte da rotina.

Crédito: DivulgaçãoAdotada em 2019, o canteiro da Avenida Joaquina Ramalho é mais uma ação de gentileza da Tegra

Pensando nisso, a Tegra investiu na adoção destes ambientes e deu outra cara para diversas ruas da cidade. Seja em regiões centrais ou periféricas, os espaços recuperados com a ajuda das gentilezas promoveram um aspecto mais saudável para avenidas como Celso Garcia, na Zona Leste, Ibirapuera, Joaquina Ramalho, na Zona Norte e Rua Fortunato Ferraz, na Lapa. Todos foram cuidados com trabalhos de paisagismo, limpeza e manutenção.

Escadarias

Reforçando e embelezando diversos pontos da cidade, as escadarias são obras que além de proporcionar um tom arquitetônico diferenciado, otimizam o vai e vem no dia a dia, o que por vezes, acaba por desgastar suas estruturas.

Crédito: DivulgaçãoA escadaria Cotoxó foi uma das revitalizadas pela Tegra e tornou-se mais segura para os usuários

A transformação da escadaria Cotoxó foi feita pela Tegra em duas etapas. Na primeira, com a opinião ativa dos moradores da área, revitalizou os grafites emblemáticos que são a alma do lugar. Este ano, reformou canteiros com mais verde e renovou a estrutura.

Crédito: DivulgaçãoApós as obras, a escadaria tornou-se uma das mais belas e seguras da cidade

Uma das metas da empresa é adotar mais áreas semelhantes em SP e promover mais espaços que colaboram com a paisagem urbana.

Muros e arte

No bairro do Glicério, centro de São Paulo, as ações de gentilezas urbanas transformaram completamente um muro com mais de 600m². Chamada de “Botânica Urbana”, a obra pintada pelo design gráfico Dablio Black, em parceria com Thais Gil, colore as ruas com tons marcantes de laranja, verde, branco e preto.

Crédito: DivulgaçãoImpossível passar pelo bairro do Glicério e não reparar nessa Floresta Urbana

A estética botânica tem a finalidade de introduzir uma “floresta de concreto” ao dia a dia de quem passa próximo ao Mercado Municipal e à Catedral da Sé, no centro.

“A iniciativa é mais uma forma de contribuir com a beleza e valorização dos espaços públicos da cidade, por meio da arte urbana”, afirma João Mendes, diretor de Incorporação da Tegra.  Quando estiver passeando pelo Glicério, não deixe de apreciar a floresta de cores, capazes de mudar aquele velho clima da “cidade cinza”.

Saúde da cidade

Até o final de 2020 serão mais de 30 áreas na cidade – sendo algumas delas também em Campinas –  que receberão paisagismo e zeladoria da Tegra.

Mais verde pra você

Como nós da Catraca Livre estamos aqui pra facilitar sua vida, indicaremos locais maneiros e repletos de gentilezas urbanas pra você curtir. Olha só:

Praça Ayrton Senna

Escadaria Cotoxó

Muro do Glicério

1
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
2
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …
3
Backer: entenda o caso das cervejas contaminadas
O Ministério da Agricultura suspendeu a venda de cervejas da marcar Backer e determinou que a empresa faça um recall …
4
O que é liberdade de expressão?
O que é liberdade de expressão? Entenda o significado e a importância desse direito tão importante para todos nós neste …
5
Entenda o acordo nuclear que envolve EUA x Irã
Errata: ao contrário do que aparece no vídeo, o nome do especialista entrevistado é Lucas Leite e não Felipe. O …
6
Depois de ataque e perseguição, Porta dos Fundos é alvo de censura
A Justiça do Rio de Janeiro resolveu mandar retirar do ar “A Primeira Tentação de Cristo”, um Especial de Natal …
7
“Imprecionante”: ministro Weintraub comete novo erro de português
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, escorregou de novo na língua portuguesa e a internet não deixou passar. Ao agradecer um …
8
Irã: ataque às bases dos EUA, queda de avião e terremoto
Em apenas uma noite, três eventos simultâneos no Irã fizeram com que a atenção de todo o mundo se voltasse …