Conheça as árvores mais antigas do planeta Terra
Algumas delas estão por aqui há milênios
Com base em uma matéria publicada no site da Revista Wired, o CicloVivo fez uma seleção com sete das mais antigas árvores que habitam o planeta Terra.
Existem diversas razões para que as árvores sobrevivam por séculos e até milênios. O sistema vascular de algumas destas espécies permite que partes da árvore morram, para que outras sobrevivam.
Algumas delas também são capazes de desenvolver sistemas altamente eficientes no combate a bactérias e parasitas.
- Câncer de rim: sinal de alerta pode surgir enquanto você dorme
- Trem de alta velocidade conecta Berlim e Paris em 8h
- 9 verdades sobre o câncer de pele que todos deveriam conhecer
- Deportivo Minera x Real Madrid: Aproveite a odd 7.00 para Endrick marcar
Pando
Esta não é apenas uma árvore, trata-se de uma colônia em Utah, nos Estados Unidos, que ocupa uma área de 105 hectares, com indivíduos geneticamente idênticos, conectados por um sistema de raiz. A estimativa é de que a colônia exista há, pelo menos, 80 mil anos, mas é possível que o início desta floresta esteja datado há um milhão de anos.
Methuselah
O nome desta árvore é uma referência ao homem mais velho registrado na Bíblia. Ela está localizada em uma reserva californiana e tem 4.765 anos de idade. De acordo com o Wired, ela já tinha cem anos de idade quando as pirâmides do Egito foram construídas.
Zoroastrian Sarv
É um cipreste gigante, localizado em Abarkooh, no Irã. Estima-se que sua idade varia entre quatro mil e quatro mil e quinhentos anos. Ela tem atualmente 24,6 metros de altura e uma circunferência de 11,3 metros.
Jomn Sugi
É a maior conífera do Japão com 24,9 metros de altura e 16 metros de circunferência. Ela cresce na floresta da montanha mais alta da ilha de Yakushima. Os anéis desta árvore sugerem que ela tenha ao menos dois mil anos de idade. Porém, existem estimativas de que ela tenha até sete mil anos.
Kongeegen
Este carvalho retorcido está localizado na floresta de Jaegerspris, na Dinamarca. Ela disputa o título de árvore mais antiga da Europa, com idade entre 1.500 e dois mil anos.
Te Matua Ngahere
Com aproximadamente dois mil anos, o Te Matua Ngahere é um majestoso Kauri, considerado a árvore mais grossa da Nova Zelândia, com 15 metros de circunferência. O nome vem da língua maori e significa “Pai da Floresta”.
Alerce
Foi descoberto em 1993, situado na Cordilheira dos Andes, Chile. Os cientistas que analisaram os anéis calculam que o Alerce tenha 3.620 anos de idade. Ela é a mais antiga a ter sua idade exata calculada.
[tab:END]