Conheça os 10 finalistas do projeto Cidadania Inteligente

31/03/2018 09:15 / Atualizado em 05/05/2020 10:09

Catraca Livre, em parceria com a Microsoft, iniciou  à terceira fase do projeto Cidadania Inteligente, que tem como objetivo facilitar o empoderamento do brasileiro.

Na segunda fase, os leitores votaram e ajudaram a selecionar as dez principais plataformas digitais de apoio à cidadania e à transparência de informações públicas no Brasil. Saiba quais foram as mais votadas:

  1. Observatório Social do Brasil
    Instituição não governamental presente em 19 Estados e mais de 100 cidades brasileiras. Cada unidade fiscaliza as compras da prefeitura local e, se encontra irregularidades ou transações suspeitas, comunica o ocorrido a autoridades como a Câmara Municipal e o Ministério Público.
  2. Boatos.org
    Site que faz, desde 2013, checagem rápida de boatos que surgem nas redes sociais e são compartilhados por todo o Brasil.
  3. Agência Lupa
    A primeira agência de notícias do Brasil a checar, de forma sistemática e contínua, o grau de veracidade das informações que circulam pelo país.
  4. Operação Serenata de Amor
    Projeto de tecnologia que usa inteligência artificial para auditar contas públicas e fiscalizar, com auxílio de tecnologia, os reembolsos efetuados pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar, verba que custeia despesas dos parlamentares.
  5. Transparência Brasil
    Foca sua atuação na busca pela integridade do poder público, principalmente por meio do aumento da informação disponível. Seu trabalho é dividido em duas áreas: monitoramento das instituições e advocacy.
  6. Mudamos
    Ferramenta que coleta assinaturas eletrônicas para projetos de lei de iniciativa popular, revolucionando a relação entre eleitores e seus representantes.
  7. Contas Abertas
    Reúne pessoas físicas e jurídicas interessadas em contribuir para o maior controle da sociedade sobre os orçamentos públicos.
  8. Aos Fatos
    Acompanha declarações de políticos e autoridades de expressão nacional, de diversas colorações partidárias, de modo a verificar se eles estão falando a verdade. Para isso, adotam uma fórmula com sete etapas para realizar as checagens.
  9. Agência Pública
    Investigam a administração pública, incluindo todos os níveis de governo e as casas legislativas; os impactos sociais e ambientais de empresas, suas práticas de corrupção e de antitransparência; o Poder Judiciário, sua eficácia, transparência e equidade; e a violência contra populações vulneráveis na cidade e no campo.
  10. Cidade Democrática
    Think and Do Tank brasileiro de participação social. Levantamos e analisamos dados e produzimos e compartilhamos conhecimento para alavancar o poder da sociedade civil.

Em abril, as finalistas passarão por um júri composto por profissionais da Microsoft e convidados, e as cinco mais bem avaliadas receberão apoio tecnológico. Elas serão apresentadas a desenvolvedores parceiros da Microsoft que irão iniciar um trabalho para apresentar sugestões de inovações tecnológicas, inclusive baseadas em Inteligência Artificial.

No final, haverá um hackfest que vai reunir as plataformas e os desenvolvedores para uma imersão nos projetos e evolução com a disponibilização da plataforma de nuvem da Microsoft.

A participação do público foi fundamental: foram nossos leitores que sugeriram 24 plataformas digitais que contribuem para dar transparência a informações públicas, como bases de dados, leis, regulamentações e contas públicas, checagem e verificação de notícias, sites de defesa dos direitos de cidadãos e consumidores, agências de divulgação de informação pública e outros.

Este projeto está integrado à campanha Sou Responsável, que envolve cem entidades, entre elas OAB, Cúria Metropolitana e Instituto Ethos. A ideia do “Sou Responsável” é estimular o protagonismo do brasileiros, exigindo mais direitos e cumprindo mais deveres.

  • Leia também: