Conheça os museus de Charles Dickens e Andy Warhol

Por: Catraca Livre

Museus investem em espaços virtuais para aumentarem o número de seus visitantes

O Conhecido escritor inglês de Oliver Twist, “Grandes Esperanças” e “As Aventuras do sr.Pickwick”, Charles Dickens conhecido por narrativas detalhadas de lugares difíceis como orfanatos e asilos teve sua antiga casa transformada em museu. E, esse, pode ser visitado sem que precise sair de casa.

O museu Charles Dickens localizado em Londres, na 48 Doughty St procura receber visitantes tanto presenciais como virtuais. Seu projeto online foi construído para que o turista perceba até mesmo mudanças de luz que entram pela janela, para dar ideia de passagem de tempo.

reprodução
Trabalhos ícones de Andy Warhol

A visita virtual foi criada por universitários para suprir o problema que o museu tinha para receber pessoas com necessidades especiais de mobilidade. Desde sua criação, em 2005, o tour virtual já teve itens removidos, movidos de lugar e acrescentados como parte do seu acervo.

O museu é dividido entre porão, piso térreo, primeiro andar e segundo andar. No porão, encontram-se a biblioteca com originais do escritor e tesouros como o primeiro rabisco de David Copperfield e Mr. Micawber, um quarto de banho que recria com os mesmos acessórios o que Dickens tinha na época.  Além disso,  a adega usada pelo escritor que foi inteira refeita pela  National Wine Merchants.

No térreo, é possível encontrar nas paredes da entrada ilustrações de Fred Barnard, artista vitoriano que trabalhou nos romances de Dickens.

No primeiro piso, um destaque é o aposento de desenho.  A sala foi reconstruída para representar o período em que o escritor morou ali. Sua restauração foi possível graças ao Heritage of London Trust.

No segundo piso estão localizados os quartos e “The Dressing Room”, onde Charles Dickens fazia leituras dramáticas, evento de muito sucesso, porém que nunca lhe rendeu algum dinheiro.

Visite o museu

O museu de Andy Warhol também reserva atividades

Com a ideia de aproveitar o espírito de Warhol para explorar um potencial criativo, o projeto do museu inclui webcams com imagem ao vivo do museu, fóruns, enquetes e projetos educacionais.

Entre os projetos criados online no museu de Andy Warhol encontra-se o “Mapping Pittsburgh: Art  Space and Alternative Culture”, um retrato de um arquivo de trabalhos criados na cidade de Pittsburgh e que busca mostrar e contar sobre os artistas, os lugares e espaços que fazem e são responsáveis pela difusão da arte. O projeto é inspirado na mostra “The Downtown Show: The New York Art Scene 1974-1984”, que passou pelo museu de Warhol em 2006.

O museu expõe virtualmente também o projeto “Capsula do Tempo 21”, o projeto reúne 21 caixas, das mais de 600, que Warhol reuniu durante sua vida com objetos que fizeram parte da sua história. Escolher uma caixa é abrir um momento específico da história do artista.

Para visitar os projetos online de Warhol acesse