Considerado machista, comercial de O Boticario será avaliado pelo Conar

O comercial gerou polêmica e dividiu opiniões nas redes sociais

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) abriu nesta segunda-feira, dia 11, um processo para investigar a nova propaganda da marca de cosméticos O Boticário, lançado no final de dezembro. O comercial tem causado polêmica: enquanto algumas pessoas elogiaram como o tema foi retratado, outros internautas consideraram o filme machista.

No vídeo, intitulado “A linda ex”, três casais reais que estão se separando relatam sobre como o relacionamento caiu na rotina após certo tempo. “Com a rotina, acaba ficando comum você estar do lado daquela pessoa. Então, deixa de ser atrativo”, afirma um dos homens sobre o casamento.

O comercial retrata histórias de três casais que estão prestes a se divorciar

No dia de assinar o divórcio, a marca ajuda as mulheres a se maquiarem para aumentar a autoestima. Mais tarde, elas aparecem chegando a um escritório para assinar os papeis. Nos três casos, os homens se mostram surpresos ao verem as ex-mulheres produzidas e lançam olhares de admiração a elas. “Tudo pode acabar. Menos a sua autoconfiança” é a frase final estampada no filme.

A ideia inicial do comercial era ajudar no empoderamento feminino depois do divórcio, mas muitos consumidores não gostaram da abordagem. Outro polêmica surgiu pelo fato de que os maridos não aparentam estar sensibilizados com o fim do relacionamento, colocando esta dificuldade somente às mulheres.

Em nota, a empresa afirma que a proposta da propaganda “é mostrar como as pessoas tornam-se mais seguras, confiantes e dispostas ao despertar o que há de melhor em sua essência quando se sentem bonitas. Acreditamos que a beleza é um estímulo para recomeçar, transformar e abrir novos caminhos, até mesmo nas decisões mais difíceis da vida”.

Assista ao vídeo: