Construindo um filme em tempo real
Projeto “Efeito Cinema” traz nesta quarta-feira uma inovação nos cinemas: a montagem das cenas simultaneamente à projeção do filme
Dentro da sua programação, o Museu de Imagem e do Som- MIS dá continuidade ao projeto “Efeito Cinema” e traz mais uma inovação para o público no âmbito do cinema experimental. O projeto atraiu comentários até a revista voltada para o segmento “Cahiers du Cinéma”.
Com uma hora e meia de duração, o público irá acompanhar o processo de edição das imagens que será feito ao vivo pelo diretor simultaneamente à projeção do filme na tela.Isso é possível graças a uma tela tátil de um metro de diâmetro, que permite a manipulação das imagens com o próprio dedo. A tecnologia foi desenvolvida pela Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona.
Nesta tela, Bruno Vianna manipula cenas pré-gravadas, 120 sequências breves, escolhendo o tipo de corte e fusão dos planos-sequência, resultando numa obra inédita a cada exibição. Pela primeira vez o projeto é apresentado em São Paulo. A projeção já foi percorreu cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. “É um estudo de narrativas combinatórias”, comenta.
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A edição é feita segundo a reação da plateia sentido por Bruno antes do começo da edição. “Se a plateia suspira, eu sigo para uma linha mais tranquila. Se dá risadas, o conteúdo do filme é direcionado para algo mais humorístico”, explica.
A trilha do filme também é feita ao vivo. O ritmo das cenas é completado com uma performance musical eletrônica realizada por Rodrigo Marçal. “A trilha dá mais dramaticidade ao projeto”, coloca.
“Ressaca” conta a história de um rapaz passando pela puberdade e adolescência, fazendo um interessante paralelo entre essa conturbada fase do garoto e as vicissitudes políticas e econômicas pelas quais o Brasil passou na década de 80.
Depois da projeção será feita uma mesa redonda com o tema “Os processos do cinema ao vivo”, em que o diretor do filme Bruno Vianna e o performer Duva discutirão sobre as novas relações temporais estabelecidas entre o performer, a performance e o público. O conceito de tempo real e tempo interno das imagens e dos sons que são apresentados ao vivo.