Conta no Twitter tenta identificar neonazistas em Charlottesville
As informações são do repórter Kevin Collier, do BuzzFeed News
Uma conta anônima no Twitter intitulada @YesYoureRacist (Sim, Você É Racista) está pedindo que os internautas ajudem a identificar supremacistas brancos que participaram das marchas em Charlottesville, Virgínia (EUA), para que eles percam seus empregos. As informações são do repórter Kevin Collier, do “BuzzFeed News“.
“Se você reconhece algum nazista marchando em #Charlottesville, envie os nomes/perfis e eu os tornarei famosos #BoaNoiteDireitaAlternativa”, diz o tuíte.
Tudo começou na sexta-feira, 11, depois de uma manifestação para impedir que retirassem o busto do general confederado Robert E. Lee.
- Cantora Aurora nega gesto racista de baterista no Lollapalooza
- Por que Elon Musk suspendeu conta de Kanye West no Twitter?
- Chico Felitti conta a história de 3 mulheres que vivem com uma doença degenerativa rara
- Após ato racista, casal é achado e bloqueado de apps de transporte
No sábado, 12, um homem identificado como James Alex Fields Junior, 20, avançou com o carro sobre as pessoas, matou a manifestante antirracista Heather Heyer, 32, e deixou 19 feridos. Dois policiais também morreram na queda de um helicóptero que sobrevoava próximo ao local dos confrontos.
A conta no Twitter procura identificar desde 2012 racistas e supremacistas brancos e agora tem concentrado esforços para viralizar as fotos dos manifestantes e neonazistas.
“Eu tenho amigos que foram a Charlottesville para protestar contra os nazistas, e quando vi a notícia do incidente de carro fiquei bastante preocupado até conseguir entrar em contato com todos e confirmar que estavam seguros”, contou ao BuzzFeed News o homem que administra a conta e que não quis se identificar.
Ele também disse para a reportagem que apesar de ser branco, sente que tem a “responsabilidade de combater o racismo sempre que presenciá-lo” ou estariam apoiando passivamente a supremacia branca.
- Veja também: