Contas digitais trazem economia para PJ

Diferentemente dos bancos físicos, as contas digitais, em sua maioria, não cobram taxas para movimentação

Créditos: Istock/IltonRogerio

A chegada das fintechs e bancos digitais transformou a forma como o brasileiro lidava com as instituições financeiras, trazendo mais autonomia aos cliente e, sobretudo, menos burocracia e taxas abusivas. Ou seja, as contas digitais trazem economia para o bolso!

Tanto para pessoas físicas, que têm CPF, como para pessoas jurídicas (ou somente PJ), as contas digitais têm uma série de vantagens. Mas, antes disso, o que é, afinal, Pessoa Jurídica?

Pessoa Jurídica é uma entidade formada por uma ou mais pessoas que precisam, para existir, ter registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o popular CNPJ. O MEI (Micro Empreendedor Individual), empresas, ONGs e até igrejas são exemplos de pessoas jurídicas.

As contas correntes empresariais devem ser abertas como contas PJ nas instituições bancárias, o que facilita a gestão dos negócios e distingue o que é patrimônio pessoal e o patrimônio empresarial dos empreendedores.

Vantagens das contas digitais para PJ

Diferentemente dos bancos físicos, as contas digitais, em sua maioria, não cobram taxas para movimentação, tampouco para operações de Pix e transferências, então não haverá sustos com cobranças abusivas durante o mês.

Outra vantagem é que as contas digitais são muito mais fáceis de serem abertas e são feitas num processo bem rápido, totalmente online, sem burocracias e a possibilidade de não conseguir o benefício.

4 melhores contas digitais PJ gratuitas

1- C6 Bank

O C6 Bank não cobra tarifas de manutenção e nem transferências, TEDs ou Pix dos clientes PJ. Fornece um cartão de crédito sem anuidade e os saques são gratuitos na Rede Banco24Horas. O processo para abrir a conta é rápido e prático. No caso de MEIs, o C6 oferece maquininha do banco gratuita. Os clientes PJs também podem contar com crédito do banco, tais como capital de giro e o Limite da Conta; uma linha de crédito para cobrir despesas inesperadas.

2- Banco Inter

Para microempreendedores, o Banco Inter oferece a Conta Digital MEI totalmente gratuita e muito fácil de ser aberta, diretamente no aplicativo ou site. Serviços como emissão de boletos e Pix são gratuitos. Também oferece um cartão de crédito sem anuidade (sujeito à análise) ou cartão na função débito com saques gratuitos.

3- Nubank

O Nubank revolucionou o mercado financeiro ao criar a NuConta, sem taxas e com rendimento superior ao da poupança. Por isso, para ter uma conta PJ você já precisa ser cliente da NuConta, sendo o único titular da empresa (uma boa para quem é MEI e ou dono de uma pequena empresa). Fácil de mexer e rápida de abrir, a conta PJ do Nubank é gratuita, sem taxas de manutenção, porém, não tem rendimentos como a NuConta. O Nubank fornece cartão Business na função débito para os PJs, porém, atenção: os saques são cobrados e custam R$ 6,50 cada.

4- BS2

O Banco BS2 oferece uma conta PJ com manutenção gratuita. No entanto, são cobrados alguns serviços como o 3º saque no mês, compensação de boleto e TED. Em contrapartida, o banco disponibiliza no aplicativo um dashboard de gestão que dará uma visão clara dos resultados do seu negócio.