COP21 chega a acordo sobre mudanças climáticas

Por: Redação | Comunicar erro

Foi aprovado neste sábado (12), em Paris, acordo que determina que todos os países signatários da Convenção do Clima de 1992 devem adotar medidas para combater o aquecimento global. Veja a íntegra (em inglês) aqui.

O texto da COP21 reconhece que os perigos das mudanças climáticas são muito maiores do que antes se imaginava. O texto é visto como “histórico” pois pela primeira vez todos os países – não apenas os mais ricos – se comprometem a lutar contra o problema.

As nações devem reduzir emissões de carbono com o objetivo de manter a elevação da temperatura abaixo de 2°C e “buscando 1,5°C”.

reprodução
Cientistas afirmas que um aumento de 2ºC na temperatura global é o máximo que o planeta pode suportar

Será criado ainda um fundo de U$ 100 bilhões (R$ 378 bilhões) anual para ajudar os países em desenvolvimento em medidas de combate ao aquecimento.

Embora o acordo tenha sido comemorado, ambientalistas defendem que as metas em jogo na COP21 são pouco ambiciosas. Confira a análise do diretor executivo do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
2
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
3
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
4
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
5
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
6
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …
7
03:14
Dimenstein: Por que eu defendo a reforma da previdência?
A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 10, o texto principal da reforma da Previdência. O placar foi de 379 votos a …
8
03:22
Dimenstein: por que eu defendo Tabata Amaral?
Em meio à polêmica envolvendo a votação pela reforma da Previdência, que aconteceu nesta quarta-feira, 10, no plenário da Câmara, …