Crianças brincam e plantam árvores em mutirões por São Paulo

Por: Catraca Livre Comunicar erro

Do nosso parceiro Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil

crianca_brincar_natureza
Projetos Florestas de Bolso e Novas Árvores.

Toda criança tem direito ao brincar. E toda criança deveria ter contato direto e constante com a natureza. Porém, infelizmente, não é o que acontece com a maioria dos pequenos que moram em centros urbanos.

Na tentativa de modificar essa realidade, a cidade de São Paulo conta com projetos de plantio de árvores com conta a repórter  Bruna Ribeiro em reportagem da Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil.  O Florestas de Bolso, de Ricardo Cardim, e o Novas Árvores Por Aí, de Nik Sabey, são dois movimentos atuantes na capital paulista a fim de resgatar a Mata Atlântica na metrópole, cuja 90% da vegetação urbana é formada por mudas de origem estrangeira.

Nos encontros pela cidade, pais e filhos, professores e alunos, adultos e crianças, colocam as mãos na terra, sentem e vivenciam a natureza. E o direito do brincar livre é garantido para todas as idades.

crianca_brincar_natureza_5
Parque Cândido Portinari, localizado na região Sul de São Paulo.

Nas ações dos mutirões, as crianças pisam na terra, correm, se divertem e ajudam no plantio de novas árvores. E, o melhor, elas aprendem brincando, pois são ensinadas a cuidarem do verde que tanto precisarão no futuro.

Em 2016, São Paulo teve 2.160 mudas plantadas na cidade. O Parque Cândido Portinari, na zona oeste, foi um dos locais que recebeu um mutirão de plantio de árvores. Na atividade, as crianças produziram bombinhas de sementes, com terras vermelha e preta e diversos grãos, e as arremessaram no campo preparado pelos adultos. Os pequenos ainda deixaram mensagens à Mãe Terra em placas de enfeitar jardim no local. 

Entre as preocupações dos projetos está o combate às alterações climáticas, energia acessível e limpa, cidades e comunidades sustentáveis e vida sobre a terra – ideais mencionados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Confira as fotos das ações e a matéria completa aqui.

Veja também:

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …