Crianças brincam e plantam árvores em mutirões por São Paulo

Por: Catraca Livre

Do nosso parceiro Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil

crianca_brincar_natureza
Projetos Florestas de Bolso e Novas Árvores.

Toda criança tem direito ao brincar. E toda criança deveria ter contato direto e constante com a natureza. Porém, infelizmente, não é o que acontece com a maioria dos pequenos que moram em centros urbanos.

Na tentativa de modificar essa realidade, a cidade de São Paulo conta com projetos de plantio de árvores com conta a repórter  Bruna Ribeiro em reportagem da Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil.  O Florestas de Bolso, de Ricardo Cardim, e o Novas Árvores Por Aí, de Nik Sabey, são dois movimentos atuantes na capital paulista a fim de resgatar a Mata Atlântica na metrópole, cuja 90% da vegetação urbana é formada por mudas de origem estrangeira.

Nos encontros pela cidade, pais e filhos, professores e alunos, adultos e crianças, colocam as mãos na terra, sentem e vivenciam a natureza. E o direito do brincar livre é garantido para todas as idades.

crianca_brincar_natureza_5
Parque Cândido Portinari, localizado na região Sul de São Paulo.

Nas ações dos mutirões, as crianças pisam na terra, correm, se divertem e ajudam no plantio de novas árvores. E, o melhor, elas aprendem brincando, pois são ensinadas a cuidarem do verde que tanto precisarão no futuro.

Em 2016, São Paulo teve 2.160 mudas plantadas na cidade. O Parque Cândido Portinari, na zona oeste, foi um dos locais que recebeu um mutirão de plantio de árvores. Na atividade, as crianças produziram bombinhas de sementes, com terras vermelha e preta e diversos grãos, e as arremessaram no campo preparado pelos adultos. Os pequenos ainda deixaram mensagens à Mãe Terra em placas de enfeitar jardim no local. 

Entre as preocupações dos projetos está o combate às alterações climáticas, energia acessível e limpa, cidades e comunidades sustentáveis e vida sobre a terra – ideais mencionados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Confira as fotos das ações e a matéria completa aqui.

Veja também: