Crivella manda recolher HQ dos Vingadores com personagens gay
Prefeito do Rio diz que obra deve ser comercializada em embalagem lacrada por conter "conteúdo sexual"
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das Crianças” expostos na Bienal do Livro. O motivo: a HQ tem personagens gay.
A censura à publicação foi feita nas redes sociais nesta quinta-feira, 5. Crivella disse que o gibi traz “conteúdo sexual para menores” e deve ser comercializada apenas se embalada em um plástico preto e lacrado, “com aviso sobre seu conteúdo”.
Lançado em 2010, o gibi traz imagens de dois rapazes trocando carícias e se beijando, completamente vestidos.
- Governo de Rondônia manda recolher ‘Macunaíma’ e mais 42 livros
- Contra Felipe Neto, deputada distribui livros anti ideologia de gênero
- Felipe Neto cancela participação em evento devido a ameaças
- ONG convoca beijaço gráfico contra o prefeito do Rio
“Pessoal, precisamos proteger as nossas crianças. Por isso, determinamos que os organizadores da Bienal recolhessem os livros com conteúdos impróprios para menores. Não é correto que elas tenham acesso precoce a assuntos que não estão de acordo com suas idades”, disse o prefeito do Rio no vídeo.
Em nota, a organização da Bienal afirmou que “não irá recolher nem embalar nenhum livro, pois o conteúdo não é impróprio e nem pornográfico”. Disse ainda que “dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá dois painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+”.