Culpa de Bolsonaro nas mortes por coronavírus divide brasileiros
Para 47%, Bolsonaro não tem nenhuma culpa pelas mais de 100 mil mortes no Brasil, segundo pesquisa Datafolha
Pesquisa Datafolha indica que 47% dos brasileiros consideram que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não tem culpa pelas 100 mil mortes da covid-19 no Brasil. O levantamento foi publicado neste sábado, 15, pelo jornal Folha de S.Paulo.
Já os que acham que Bolsonaro tem responsabilidade somam 52% —são 11% os que o veem como principal culpado e 41% os que dizem que ele é um dos culpados, mas não o principal.
O Datafolha também perguntou aos entrevistados se Bolsonaro é responsável pelo avanço do coronavírus no Brasil. Para 49%, o presidente não é responsável. Já 33% consideram ele como muito responsável e 16% responderam pouco responsável.
A pesquisa Datafolha foi realizada em 11 e 12 de agosto, com 2.065 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A mesma pesquisa mostrou que Bolsonaro tem a melhor avaliação desde começou seu mandato: 37% consideram seu governo ótimo ou bom. Os que avaliam o governo como regular são 27% e os que o veem como ruim ou péssimo, 34%.
O Brasil registrou ontem 1.060 novos óbitos em decorrência da covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 106.523, de acordo com o Ministério da Saúde.