Curitiba enfrenta greve de ônibus nesta quarta; carona pode ser alternativa

Por Laís Graf, direto de Curitiba

Os curitibanos que queriam pegar ônibus nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, não conseguiram chegar a seus destinos ou tiveram que encontrar transportes alternativos. Ainda sem data para voltar a normal, a cidade permanece sem transporte público devido à greve dos motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba e da Rede Integrada de Transporte.

Terminal Capão Raso completamente deserto durante o primeiro dia de paralisação

Segundo a assessoria da Urbs S/A – empresa que gerencia os sistemas de transporte na capital paranaense – a frota de ônibus está completamente parada, indo contra a determinação da Justiça, que dizia que pelo menos 40% dos coletivos deveria funcionar nos horários convencionais, e 70% nos de pico.

Lucas Kogut, estudante de Engenharia Mecânica na UFPR, é uma das pessoas que está sofrendo com o transtorno da falta de transporte. Na manhã desta quarta, ele foi até o terminal do CIC, bairro onde mora, pegar ônibus para estudar na biblioteca da universidade e encontrou o espaço às moscas. “Fiquei esperando por 25 minutos e não vi nenhum ônibus chegando”, conta. A alternativa para ele foi ficar em casa. “Até pensei em ir de bicicleta para o Campus Politécnico, mas a minha aula termina muito tarde e a volta para casa seria muito perigosa”, completa Kogut.

Alternativas

A Prefeitura de Curitiba está sugerindo em sua página no Facebook uma série de ações para amenizar o caos do transporte na cidade. Entre elas, diz para os curitibanos procurarem andar de bicicleta, ou praticarem a carona solidária.

O aplicativo WeGo Caronas, lançado nesta segunda- feira, 24, facilita a segunda sugestão dada pela Prefeitura. O app faz a conexão entre pessoas que têm um espaço vago no carro e o possível passageiro.

Seu funcionamento é simples: assim que for cadastrado ao sistema, o usuário que dirige e quer oferecer uma vaga cadastra o destino, hora de saída e de chegada, além de uma sugestão de doação para as despesas da viagem. Quem precisa de carona, encontra os carros disponíveis para a data e o destino desejado. O pagamento da doação combinada entre motorista e carona pode ser feito com cartão de crédito por meio do aplicativo.

Alessio Alionço, responsável pelo aplicativo no Brasil, afirma que a carona é uma das melhores alternativas para a cidade neste momento. “Se os curitibanos cederem os lugares vagos nos carros, a quantidade de veículos nas ruas irá cair e o transito ficará menos caótico”, explica.