Curitiba ganha serviço de aluguel de bike elétrica
Projeto está instalado no Parque Barigui e deve ser testado pelo período de seis meses
E já começou a funcionar o projeto-piloto de locação de bikes elétricas no Parque Barigui. A estação de locação de bicicletas está instalada num eco-contêiner em frente ao Museu do Automóvel e vai funcionar diariamente, das 10h às 19h.
O tempo mínimo de locação é de meia hora, a um custo de R$ 15, contando R$ 0,50 extra por minuto excedido. O serviço deve ser testado pelo período de seis meses e, se for aprovado, poderá ser ampliado, via licitação, para diferentes pontos e parques da cidade.
Ideia do projeto
- Como combater a diabetes com 5 legumes ricos em fibras e nutrientes
- Evite estes alimentos e reduza o risco de diabetes no futuro
- Confira 5 dicas de viagem para Trancoso sem gastar uma fortuna
- Estes hábitos vão melhorar a sua circulação sanguínea; saiba como
A proposta para implantação da estação de locação de bicicletas elétricas foi feita pela E-leeze Rental, protocolada como projeto-piloto para análise da Urbs, sem custos para o Município.
Elaborado há um ano e meio, o novo sistema de aluguel de bikes tem os empresários Tiago Campos e Ana Cláudia Stier à frente da iniciativa.
A ideia recebeu apoio da Prefeitura de Curitiba, que pretende incentivar o uso de bikes na capital, assim como as ciclorrotas, ciclofaixas e paraciclos instalados em vários pontos da cidade.
Regras para alugar uma bicicleta
Para alugar uma bike é preciso ter mais de 18 anos. Na primeira locação é feito um cadastro, apresentando cartão de débito ou crédito e documento com foto.
O tempo mínimo de meia hora é considerado suficiente para até duas voltas completas no Parque Barigui. Na locação da bicicleta, o ciclista recebe também um capacete. O serviço oferece a opção de locação de cestinha para pequenos animais, cadeirinha para crianças e um bike engate.
Sustentável
O ponto do Parque Barigui foi instalado em um contêiner reaproveitado. Isso evita o impacto ambiental de mais uma construção, permite melhor adequação à paisagem do parque e está em sintonia com o conceito de sustentabilidade que acompanha o uso da bicicleta.