Curitiba pode ganhar museu de percurso sobre história negra

Roteiro sobre a cultura afro na capital está em processo de avaliação na FCC; com informações da Gazeta do Povo

13/05/2015 15:55 / Atualizado em 04/05/2020 17:20

Chafariz da Praça Zacarias foi instalado em homenagem aos irmãos Rebouças, dois engenheiros negros
Chafariz da Praça Zacarias foi instalado em homenagem aos irmãos Rebouças, dois engenheiros negros

Pensando em explorar e difundir a grande quantidade de informações sobre a importância dos símbolos e marcos históricos da cultura negra em Curitiba, o pesquisador Thiago Hoshino, em parceria com outros estudiosos, montou um roteiro sobre a cultura afro na capital.

Este roteiro está em processo de avaliação, pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), e pode se tornar, até o fim de 2015, um museu de percurso.

Os principais pontos estão localizados no Centro da capital, por onde passam milhares de pedestres e turistas todos os dias. A tentativa de dar mais visibilidade a estes espaços, no entanto, não muda a questão a respeito da cultura negra ser sub-representada na cidade.

O chafariz da Praça Zacarias, por exemplo, foi instalado em homenagem aos irmãos Antônio e André Rebouças, engenheiros negros e responsáveis pelo primeiro sistema de saneamento de Curitiba.

Entre outros propósitos do museu de percurso, a ideia é usar os marcos históricos da capital para considerar outros discursos, além da tradicional narrativa sobre o escravo oprimido.

A notícia pode ser conferida na íntegra, no site da Gazeta do Povo.