Curso gratuito em SP prepara transexuais e travestis para o Enem
Um grupo de travestis e transexuais se encontra no centro de São Paulo semanalmente para estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos próximos dias 24 e 25 de outubro. O curso preparatório gratuito é uma iniciativa voluntária do ‘Coletivo Transformação‘, que busca oferecer um espaço em que o público se sinta acolhido, sem medo de sofrer qualquer tipo de preconceito.
O ‘Cursinho Popular Transformação‘ acontece no Centro de Referência e Defesa da Diversidade, local cedido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). As aulas ocorrem às quintas-feiras e, atualmente, tem de 15 a 20 alunos que desejam se preparar para o Enem e outras provas.
A primeira turma teve início em agosto deste ano, com maior parte do público composta por jovens, entre 18 e 22 anos, mas também há alunos de outras faixas etárias. A ideia das aulas é fazer um resumo dos principais conteúdos, com foco na interpretação de texto, o que é essencial no Enem.
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
- Fatecs abrem inscrições para cursos superiores gratuitos
- Escola em SP oferece curso gratuito de Java na prática
- SP abre 3,5 mil vagas para curso gratuito em parceria com Google
Nos encontros, os professores abordam disciplinas específicas, mas também estruturam as aulas de acordo com as demandas dos estudantes. Para tornar o ambiente confortável, parte dos professores é trans.
As classes desta turma vão até a primeira semana de dezembro. No próximo ano, o coletivo quer iniciar as aulas em fevereiro e aumentar a carga horária semanal. O projeto busca ajuda financeira para expandir o número de aulas e alunos.
A adoção do nome social para transexuais e travestis começou no exame passado do Enem. O número de pessoas que pediram para usá-lo quase triplicou: de 102 solicitações em 2014 para 278 nesta edição. Em provas anteriores, houve queixas de preconceito contra candidatos travestis ou transexuais.