Cursos online gratuitos ajudam você a entender seu papel na crise hídrica

Em meio a uma situação calamitosa, é importante saber como funciona (ou não) a gestão de recursos no Brasil

13/10/2014 16:23 / Atualizado em 04/05/2020 15:02

A menos que São Paulo não receba as maiores chuvas das últimas décadas, os moradores da cidade devem se preparar para um bom período sem água.

Diante da crise hídrica de São Paulo e da previsão pessimista para o Sudeste, o que deve ser feito?
Diante da crise hídrica de São Paulo e da previsão pessimista para o Sudeste, o que deve ser feito?

Segundo uma projeção recente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), se as chuvas de outubro não superarem muito as expectativas, chegaremos ao final do mês com o nível dos reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste, o mais importante do país, reduzido a apenas 19,9% de sua capacidade – valor ainda mais baixo do que o registrado em 2001, ano do racionamento.

Além disso, simulações pluviométricas mostram que o sistema Cantareira, símbolo da crise, vai demorar de quatro a cinco anos para se recuperar caso chova dentro da média histórica na região de suas represas.

Mas o que significa tudo isso para o futuro? O que aconteceu para que a situação chegasse a esse ponto? Um bom jeito de se informar, e de aprender, é acompanhar os cursos online gratuitos oferecidos pela Agência Nacional de Águas (ANA).

São cinco cursos sobre temas da área de recursos hídricos, como caminhos da água, monitoramento da qualidade da água e comitês de bacias hidrográficas. As matrículas podem ser realizadas através da página de cursos a distância da ANA.

Confira os cursos

Caminho das Águas – o curso visa a promover a educação e a conscientização da sociedade, a partir de conceitos e práticas sustentáveis relacionadas aos recursos hídricos

Comitê de Bacia: o que É e o que Faz? – curso voltado para membros de comitês, agentes gestores e demais interessados nas atribuições e responsabilidades destes colegiados – que são parlamentos da água nas bacias – e incentiva a participação da sociedade na gestão de recursos hídricos.

Monitoramento da Qualidade da Água – o curso aplica os conceitos e ferramentas de monitoramento de qualidade das águas de rios e reservatórios em atendimento à Política Nacional de Recursos Hídricos e demais normativas legais e institucionais pertinentes.

Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria – o curso tem o objetivo de ensinar conceitos sobre as medições das águas da chuva (pluviometria) e dos rios (fluviometria), além do gerenciamento, uso e importância das informações coletadas.

Sala de Situação: Fique por Dentro – o curso ensina sobre a Sala de Situação da ANA, que monitora eventos críticos, como cheias e secas.

Via Ciclovivo.