Danuza Leão causa polêmica na web com texto sobre assédio
Danuza Leão voltou a causar polêmica por causa de um texto. Para quem não se lembra, a escritora reclamou há alguns anos que não tinha mais graça viajar a cidades como Paris e Nova York porque se corria o risco de esbarrar com o “seu porteiro”.
Nesta quarta-feira, 10, o texto controverso da vez de Danuza Leão faz referência ao protesto de várias atrizes que usaram preto durante a premiação do Globo de Ouro para chamar atenção para os casos de assédio sexual sofridos pelas mulheres.
- Em caso de assédio, não se cale e denuncie! Saiba como proceder nessa matéria do Catraca Livre
No texto publicado no jornal “O Globo“, Danuza Leão afirma que a cerimônia parecia mais um funeral com tantas mulheres vestidas de preto e toma o partido dos homens, além de decretar que toda mulher deveria ser assediada, no mínimo, três vezes na vida. Confira um trecho:
- Quebrada Dog aposta em hot dog artesanal na periferia de São Paulo
- Estes 2 suplementos vão te ajudar a querer comer menos doce; entenda o motivo
- Sesi-SP abre 6.000 vagas em cursos gratuitos na capital
- Cada cigarro rouba 20 minutos de vida dos fumantes, alerta estudo
“Não acho que as denúncias de assédio possam gerar uma ‘caça às bruxas’ porque são uma coisa ridícula, para começo de história. É doloroso saber que uma mulher pode fazer uma acusação e tirar o emprego de um homem. É algo pecaminoso. Mas isso é coisa de americano. Lá eles não têm noção de sexo. É ótimo passar em frente a uma obra e receber um elogio. Sou desse tempo. Acho que toda mulher deveria ser assediada pelo menos três vezes por semana para ser feliz. Viva os homens”.
A repercussão do texto logo virou assunto nas redes sociais e o nome de Danuza Leão entrou nos trending topics do Twitter. Até os seus netos, o fotógrafo João Wainer e a artista plástica e ilustradora Rita Wainer condenaram a opinião da avó no Instagram:
Confira outras reações ao texto na web:
https://twitter.com/delucca/status/951086848872501248
https://twitter.com/claramadrigano/status/951081234272260098
https://twitter.com/fparadise/status/951140509598322688
Danuza Leão começa o texto afirmando que não está claro para ela qual “é o conceito de assédio”. Então vamos desenhar para ela: