Datafolha aponta chances reais de Lula vencer no 1º turno; veja dados
Considerando votos válidos, o ex-presidente conta com 51% das intenções de voto de acordo com a pesquisa
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 17, aponta chances reais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer as eleições de outubro ainda no primeiro turno.
Segundo a nova pesquisa do Datafolha, realizada de terça-feira, 16, e quinta-feira, 18, Lula tem 51% dos votos válidos, ante 35% do presidente Jair Bolsonaro (PL), o segundo colocado na pesquisa.
A margem de erro dos levantamentos é de dois pontos para mais ou menos, então o petista pode ter 53%, ou 49%.
- Lula reforça compromisso contra a fome e alfineta Bolsonaro em discurso
- Bonner dá alfinetada em pedido do PL para anular 250 mil urnas das eleições
- Michelle Bolsonaro sai na frente do marido e se manifesta na web
- Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil
Na prática, a ofensiva do ex-presidente para conseguir o apoio de candidaturas pequenas, como a de André Janones (Avante), que somava sempre em torno de 2% nas pesquisas, pode não ter surgido tanto efeito. Se considerarmos a margem de erro para mais, há um benefício que pode ter esse apoio como base. Porém, considerando a margem de erro para menos, os 49% faz Lula depender do segundo turno e esse apoio pouco ter influenciado.
Vale destacar que na rodada anterior, no fim de julho, Lula tinha 52% das intenções de voto, considerando os votos válidos.
Ciro Gomes (PDT), o terceiro colocado, tem 8% dos válidos.
Voto válido é a métrica que contabiliza o resultado final das eleições pela Justiça Eleitoral e exclui os brancos e nulos.
Para vencer no primeiro turno o candidato precisa fazer 50% dos votos válidos mais um voto.
O instituto ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades de terça (16) e esta quinta (18). A pesquisa, contratada pela Rede Globo e pela Folha, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-09404/2022.