Defensoria pede afastamento de policial que agrediu jovem gay

Por: Redação | Comunicar erro
Andrei Apolônio, vítima de agressão por policial

Após denúncias do estudante Andrei Apolônio dos Santos, 23 anos, que acabou com escoriações, hematomas e três dentes quebrados ao tentar registrar um boletim de ocorrência, a Defensoria Pública do Rio pediu o afastamento do policial civil acusado de homofobia. As informações são d’O Globo.

O pedido foi feito à Corregedoria de Polícia Civil, na tarde desta quinta-feira, 20, pelo Núcleo da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos da Defensoria (Nudiversis). Além do afastamento, ainda foi pedido a suspensão do porte de arma do policial.

Em nota, a coordenadora do Nudiversis, Lívia Casseres, disse que ainda existia o risco à integridade da vítima e à efetividade das investigações. “Além disso, a gravidade dos atos de tortura dos quais o policial é acusado justifica que seja afastado de suas funções, de maneira cautelar, e que tenha o porte de arma suspenso”, diz a nota.

Segundo o estudante, que teria sido espancado por um policial dentro da 81 ªDP, em Itaipu, Niterói, na madrugada da última quinta-feira, 13, ele ainda foi ameaçado pelo agente caso divulgasse a agressão.

Na segunda-feira, 17, o jovem esteve no Instituto Médico Legal (IML) para exame da arcada dentária. Nesta quarta-feira, 19, Andrei prestou depoimento na Corregedoria. No depoimento, ele afirmou que passou por uma “sessão de tortura física e psicológica” ao tentar registrar o furto do seu celular.

Leia matéria completa

  • Leia mais:
1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …