Denúncias de violência sexual no Carnaval deste ano aumentam 88%
Dados divulgados pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, do governo federal, revelam que as denúncias de violência sexual no Carnaval deste ano aumentaram 87,9% em comparação à festa de 2016. Os números levam em conta atendimentos registrados pela Central de Atendimento à Mulher (Disque 180).
Segundo a Secretaria, foram 109 atendimentos de relatos de violência sexual em 2017, contra 58 no ano passado. A pasta acredita que o aumento no número de relatos pode ter conexão com as campanhas realizadas no Brasil que incentivam a denúncia.
No Carnaval, o Disque 180 registrou 2.132 queixas de mulheres. A violência física foi o principal motivo das ligações (1.136). Em seguida, vem a violência psicológica (671), sexual (109), violência moral (95), denúncias de cárcere privado (68), violência patrimonial (49) e tráfico de pessoas (4).
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Campanha #CarnavalSemAssédio
Pelo segundo ano consecutivo, o Catraca Livre promoveu a campanha #CarnavalSemAssédio com o objetivo de lutar por respeito na folia e pelo fim da violência contra a mulher. Quem está com a gente: a revista “Azmina” e os coletivos “Agora é que são elas”, “Nós, Mulheres da Periferia” e “Vamos juntas?”.
Todos os materiais produzidos durante a campanha podem ser acessados neste link.